• 25/04/2024
24 Março 2022 às 09h33
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Santa Casa de Arcos informa que retomará as obras do Bloco Cirúrgico e da UTI

Para isso, será necessário suspender as novas internações nas instalações atuais

A Santa Casa de Arcos divulgou, por meio de sua acessória, que o Bloco Cirúrgico da Santa Casa – que teve suas obras interrompidas e foi adaptado para o atendimento intensivo de pacientes durante a pandemia – retomará suas obras incluindo também a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo foi informado, para a realização desses serviços, será necessário suspender novas internações nas instalações atuais.

Segundo a publicação, com a aprovação do orçamento de R$ 1,2 milhão na Câmara de Vereadores de Arcos, no dia 07 de março, a Prefeitura Municipal está autorizada a disponibilizar os recursos destinados às obras do Bloco Cirúrgico e da UTI.

Segundo o responsável técnico pelo CTI da Santa Casa, Dr. Fabrini Vidal, para garantir a segurança dos pacientes será necessária a suspensão até a conclusão das obras. Os serviços exigirão modificações e adaptações na parte elétrica, hidráulica, rede de gases, rede de ar condicionado, além do uso de equipamentos pesados, o que inviabiliza seguir atendendo novos clientes naquela área. Também foi ressaltado que, as modificações feitas ao projeto original determinam a elaboração e execução de novo projeto de prevenção e combate a incêndio.

Devido isso, a Santa Casa enfatizou que obras somente iniciarão após a alta ou transferência dos pacientes que estão atualmente em tratamento de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). A suspensão dos trabalhos nas instalações atuais será anunciada, após a contratação da empresa que realizará os serviços. Segundo Fabrini, os novos pacientes que necessitarem de internação em UTI serão atendidos nas salas de estabilização da Santa Casa e do Hospital Municipal São José ou serão transferidos para outras instalações da rede SUS ou de redes conveniadas. Os leitos de estabilização já receberam melhorias que permitirão o atendimento dessas ocorrências médicas.

Segundo a Provedora da Santa Casa, Irmã Sandra Gontijo, a conclusão das obras tem previsão de 180 dias, a serem contados a partir do início dos trabalhos. “Com o Bloco Cirúrgico e a Unidade de Tratamento Intensivo concluídos os arcoenses passarão a contar com excelentes condições de atendimento, tanto pelo SUS, quanto pelos convênios. Será um divisor de águas para a saúde pública arcoense. A contratação dos serviços será realizada nos próximos dias”.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024