• 24/04/2024
19 Fevereiro 2022 às 09h00
Atualizada em 19/02/2022 às 06h54
Fonte de Informação: Da Redação- Kamilly Castro

Sexta edição no Conexão independente acontece hoje (19) em Lagoa da Prata

Matéria especial dos 10 anos do Coletivo Nexalgum e a 6º edição do Conexão independente com entrevistas especiais com a idealizadora do projeto Carol Shineider
NEXALGUM

Neste final de semana o Coletivo Nexalgum promove a sexta edição do Conexão Independente, um festival de música autoral, um palco para bandas independentes se apresentarem, onde os artistas de Lagoa da Prata recebem bandas de outras cidades, gerando uma conexão musical regional. O evento é a primeira realização presencial do coletivo depois de dois anos, destacando os tempos agravantes que vivemos sob a pandemia COVID-19, o grupo cultural migrou seus projetos e eventos para o modo online, de forma a se adaptarem.

 

O evento acontece hoje (19) a partir das 17h na antiga Estação Ferroviária de Lagoa da Prata. O Conexão Independente é totalmente gratuito e aberto ao público.

 

Entrevistamos uma das integrantes do Coletivo Nexalgum, que é responsável pelo evento Conexão Independente, Carol Shineider, para conhecer sobre a história do evento que já é destaque e vai para a sua sexta edição, acompanhe:

 

O que é o evento Conexão independente?

Conexão Independente é nosso evento voltado para a música autoral. Tem o objetivo de criar conexões entre músicos e bandas autorais independentes, afim de fortalecer o cenário da música produzida atualmente. Conta sempre com uma banda de Lagoa da Prata recebendo bandas de outras cidades.

 

Como surgiu a criação do evento Conexão Independente dentro do projeto Nexoalgum?

 Veio da ânsia pelo fortalecimento e a vontade em se valorizar as músicas autorais produzidas atualmente. A gente percebe que há uma carência no cenário autoral, há a falta de apoio dos produtores, casas de shows, órgãos públicos... e nesse sentido, a gente veio tentar sanar um pouco disso, criando um evento onde no palco só se toca música autoral.

 

Como está sendo a preparação para da sexta edição do Conexão independente?

Estamos bem animados com esse evento, por ser o 1º evento presencial do Nexalgum depois de 2 anos em que fazíamos apenas eventos online, além disso, por ser a 6ª edição, onde vamos receber 3 bandas e teremos mais 2 grupos/coletivos culturais na realização com a gente, que é o Selo Limestone Records de Arcos/MG e o Estação do Rock de Bom Despacho/MG. Então além de 3 bandas bem legais, contamos com o apoio de outros grupos na realização. Estamos preparando um evento bem lindo e especial, para quem já conhece o Conexão Independente e, para quem estará pela primeira vez.

 

Conexão independente é para todas as bandas de todos os estilos musicais? Ou existe um foco principal?

O Nexalgum sempre teve um foco para estilos musicais mais alternativos e diverso do grande mercado e indústria musical. É um espaço para incentivo do que vem sido produzido na contramão do fluxo comum, dando espaço para a diversidade e o novo. Diante disso, o Conexão Independente é um espaço para esses estilos alternativos, com a ressalva ainda de que o som seja autoral.

 

Qual a importância do evento para as bandas autorais?

Como produtores, o que vemos é que, um evento desses, no interior de Minas Gerais é de grande importância. Por aqui, não há espaço para quem produz música, ainda mais se você produz estilos alternativos. Então o que a gente faz é criar esses espaços, onde a banda que está produzindo o seu som, gravando e lançando como pode e consegue, tenha um evento onde pode tocar sua música, sem o receio de agradar produtor, o dono da casa de show... Além disso, é um momento de experiências para as bandas que participam, já que sempre tem bandas de outras cidades e sempre há uma troca... muitas bandas se conheceram tocando no Conexão e depois disso fizeram shows por causa desses contatos feitos no nosso evento.

 

Quem pode participar do Conexão Independente?

O intuito do evento é dar espaço para quem compõe e está no corre [trabalho] da música independente. É sempre um prazer conhecer e receber novas bandas e toda banda é bem vinda, diante disso, a banda que estiver interessada em tocar no Conexão Independente, bem como em qualquer outro evento do Nexalgum, basta entrar em contato através das redes sociais ou nosso site.

 

Quais as expectativas para o Conexão Independente deste ano?

As expectativas para a 6ª edição do Conexão Independente são as melhores possíveis! É um evento que adoramos produzir, por ser diverso e sempre trazer sons novos para Lagoa da Prata. A gente conhece bandas novas e apresenta para o público e isso é incrível. Além disso, por ser nosso primeiro evento presencial depois de tanto tempo, a expectativa de que vai ser um reencontro maravilhoso, poder ouvir nossos amigos da Mad Chicken e Bicho Mecânico de Asas que se apresentaram em evento nosso e a estreia da banda SadBoots em território Lacustre. Vai ser lindo!

 

O evento tem patrocinadores e apoiadores financeiros?

O evento é de realização do Nexalgum, Limestone Records e Estação do Rock. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Lagoa da Prata através da Lei Aldir Blanc.

 

No Conexão Independente nesta sexta edição, a banda arcoense Mad Chicken também irá participar, a equipe do Portal Arcos conversou com um dos intergrantes da banda, Daniel Santos, mais conhecido como Mudo, para saber mais sobre a expectativa e a importancia do evento para bandas regionais: 

 

Já participei de outras edições do Conexão Independente,  seja com alguma banda minha ou mesmo como público, para conhecer novas bandas, já que o evento é focado em bandas independentes com trabalho autoral e de diferentes cidades. É mais uma iniciativa muito legal do Coletivo Nexalgum que movimenta toda a cena da região. 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024