• 20/04/2024
18 Fevereiro 2022 às 11h31
Fonte de Informação: Da Redação- Kamilly Castro

Projeto de cultura criado por artistas de Lagoa da Prata completa 10 anos de história

Matéria especial dos 10 anos do Coletivo Nexalgum e a 6º edição do Conexão independente com entrevistas especiais com a idealizadora do projeto Carol Shineider
NEXALGUM

Neste ano de 2022 o projeto Nexalgum completa 10 anos, o coletivo que é um grupo de cultura de Lagoa da Prata promove eventos na cidade desde 2011, incentivando, apoiando e dando voz à vários grupos da cidade e região. Além de um projeto que oportuniza a visibilidade de vários artistias, Nexalgum é também um selo musical, que ajuda diversos artistas independentes na divulgação e produção dos seus trabalhos.

 

A agenda do projeto que se iniciou neste último final de semana (12/02) teve em comemoração aos 10 anos, o lançamento do álbum Ondas Híbridas – o 1º álbum lançado pelo Nexalgum. O álbum consiste em uma coletânea com 8 faixas autorais, gravadas por músicos de Lagoa da Prata e vem com o intuito de fortalecer a produção musical lacustre. A ideia do lançamento veio de Carol Shineider, para agregar à comemoração dos dez anos do Coletivo, promover uma iniciativa permanente no cenário musical de Lagoa, além de proporcionar aos músicos a oportunidade de produzir o seu trabalho profissionalmente. Para a maioria deles, essa foi a primeira experiência de gravação em estúdio, servindo como incentivo para desenvolver diversos aspectos de suas carreiras.

 

Neste sábado (19) o Nexalgum promoverá o seu primeiro evento presencial depois de dois anos, desde o início da pandemia, o Conexão Independente. Na oportunidade de saber mais sobre o projeto e o evento, entrevistamos a Carol Shineider, confira:

 

Nexalgum completa 10 anos neste ano de 2022, qual o impacto que vocês podem analisar que o projeto teve e tem para a comunidade?

São 10 anos de muito corre [trabalho] independente e, com certeza, o maior impacto é o fomento da cultura em Lagoa da Prata. Nesses 10 anos promovemos muitos eventos em que levamos música e arte de forma gratuita para toda população, além de ter incentivado muitos músicos e artistas a seguirem seus trabalhos.

 

Nos 10 anos de história do projeto, como analisam o envolvimento e adesão dos artistas, e como o projeto pôde transformar e oportunizar artistas?

O Nexagum sempre teve músicos e artistas em sua formação, dessa forma, nossa preocupação sempre foi incentivar e criar espaços para que eles pudessem apresentar seus trabalhos. E a partir disso, a gente teve diversos músicos e artistas que estrearam em nossos eventos. É um orgulho pra gente saber que muitos músicos e artistas se apresentaram e mostraram seus trabalhos para o público, pela primeira vez, em um evento nosso e a partir disso só foram abrindo portas.

 

Como foram as ações do Nexalgum durante a reclusão social e tempos mais agravantes do COVID-19?

Pra gente foi um desafio, isso porque nossas ações sempre envolviam público, a movimentação de pessoas, e ocupação de espaços públicos. Então foi preciso nos reinventarmos para que nosso trabalho não fosse completamente paralisado, que nossas ações pudessem ainda acontecer no sentido de incentivar, promover e apoiar a música e a arte. Foi quando assumimos um espaço mais presente na internet. Lançamos nosso site, plataforma com conteúdos e informações culturais. Além disso criamos diversos eventos online, como o Imergir Virtual, que é um festival de artes integradas que surgiu no modo presencial, mas levamos ele para o formato digital, contando com diversos quadros e áreas artísticas, além da participação de artistas e músicos de todo o país. E, também, o Nexalgum Sessions, que é um projeto audiovisual de incentivo a música em Lagoa da Prata.

 

O Nexalgum acontece somente em Lagoa da Prata ou em mais cidades?

Nexalgum surgiu e atua, principalmente, em Lagoa da Prata, porém já realizamos eventos em outras cidades. Para além disso, com as ações online desenvolvidas durante períodos mais agravantes quanto a COVID-19, conseguimos levar arte, música e cultura produzida em diversas partes do Brasil para o mundo inteiro, é o benefício e a vantagem de usar a internet a seu favor.

 

O que é o coletivo Nexalgum?

É um grupo cultural que atua desde 2011 em Lagoa da Prata/MG. Surgiu após Carol Shineider ter seu projeto “Música, Transformando Vidas” aprovado no edital Micro-projetos Bacia do Rio São Francisco da FUNARTE e Ministério da Cultura de Minas Gerais.

 

Na busca em promover a música e a arte produzida na cidade e região, criando espaços para que artistas, músicos e bandas de estilos alternativos pudessem se apresentar, tendo como foco as ocupações culturais, o Nexalgum realizou e contribuiu com diversos eventos em parceria com outros grupos culturais e entidades da cidade como o E-Cult, a ACADELP – Academia Lagopratense de Letras, Fundação Futura, Secretaria de Cultura e Secretaria de Meio Ambiente de Lagoa da Prata.

 

Produziu mais de 20 eventos culturais, dentre eles festivais, shows, workshops, exposições e saraus; recebeu mais de 60 artistas (pintores, desenhistas, fotógrafos, músicos, bandas, escritores, bailarinos…) e colocou Lagoa da Prata/MG na rota de bandas independentes brasileiras e mesmo gringa, tendo recebido bandas de Arcos/MG, Formiga/MG, Bom Despacho/MG, Itapecerica/MG, Itaúna/MG, Belo Horizonte/MG, São Paulo, Rio Grande do Sul e França.

 

O Nexalgum é formado por pessoas de diversas áreas que possuem em comum o interesse no fomento cultural de Lagoa da Prata, tem como foco a produção cultural, a difusão de artistas, músicos e bandas independentes, que possuem trabalhos autorais e abordam contextos alternativos.

 

Quem faz parte do coletivo Nexalgum?

 

Carol Shineider

É formada em Direito pela PUC Minas, produtora cultural, musicista, compositora, escritora e professora de violão e bateria. Idealizadora do Coletivo Nexalgum, começou a se envolver com produção cultural em 2008.

 

Débs Rezende

É arquiteta urbanista, paisagista, artesã e musicista. Entrou para o Coletivo Nexalgum em 2016 e desde então vem colaborando com o coletivo com cenografia, design gráfico e produção cultural.

 

Dionatha Rodrigues

 

É especialista em Marketing, com formação em Sistemas de Informação. Apaixonado por música e cultura, faz parte do Nexalgum desde 2012 auxiliando na produção de eventos do coletivo.

 

Ana Isa

É estudante de Comunicação Social – Jornalismo pela UFSJ e cinéfila de brincadeira nas horas vagas. Responsável pelos textos e parte da comunicação do Nexalgum , tendo contribuído em eventos como o IMERGIR – em sua edição presencial e virtual.

 

Henrique Félix

É profissional do marketing e do design, pós graduando pela PUC Minas, e apaixonado por música. Colaborou com o E-Cult e com o Lacustre, outros movimentos culturais, antes de adentrar o Nexalgum. Também arranha seu violão e curte games.

 

Brenda Liz

É musicista e artesã nas horas vagas. Por aqui, ela desempenha as funções de comunicação com setor artístico e mente criativa. Seu objetivo é impulsionar o setor cultural e criativo, fortalecendo as relações.

 

Michely Marins

É artesã. Idealizadora da Esmero, onde ela lança seus trabalhos em bordado e cerâmica. No Nexalgum, além de artista, é produtora cultural e responsável pela logística das feiras e exposições de arte.

 

Nicolle Modesto

É contadora por formação. Como incentivadora dos amigos artistas, sempre acompanhou o trabalho do Nexalgum. Entrou para o grupo em 2020, onde contribui nos corres para a realização dos eventos. É, também, grande piloto de fuga para transporte nos eventos presenciais.

 

Quais eventos já foram realizados através do projeto Nexalgum?

 

Ao longo de seus 10 anos de história, o Coletivo Nexalgum realizou e contribuiu com diversos eventos que deram voz aos artistas e levaram arte às pessoas. Conheça um pouco de cada um desses eventos.

 

Pequenas Intervenções

Ocupações culturais com shows, exposições de arte e intervenções artísticas em espaços públicos de Lagoa da Prata, dentre eles praças, ruas, antiga estação ferroviária, praia, escola municipal e pista de skate. Foram 16 edições (2012-2019) gratuitas e abertas a toda população.

 

Convite da Lua

Sarau musical, gratuito e aberto a toda população, realizado na areia da Praia de Lagoa da Prata em 2013, com 10 músicos e bandas locais. Evento de conclusão do projeto “Música, transformando vidas”, que deu início ao Coletivo Nexalgum.

 

Intervenção das Mina

Comemoração ao Dia Internacional da Mulher com programação feita por e para mulheres. Shows, exposições, debates e sarau, fomento à arte feita por mulheres!

 

Conexão Independente

Festival de música autoral, palco para bandas independentes se apresentarem. Bandas de Lagoa da Prata recebem bandas de outras cidades. Música conecta!

 

Imergir

Festival de artes integradas. Evento plural com música, exposição de arte, dança, intervenções culturais, feira, produtos artesanais, brechós, bate papo e workshops. Ganhou uma versão virtual durante a pandemia, ainda mais democrático e plural.

 

Saralhando

Sarau itinerante e colaborativo. A poesia ferve nas praças, ruas e bares da cidade. Jans musicais, exposições de arte e intervenções culturais.

 

Pisegrama

Contra mão alternativa a algumas datas comemorativas. Expô Rock e Carna Rock abrem palco para os amantes do rock n’ roll.

 

Semana do Rock

Programação em comemoração ao dia mundial do rock com shows nos bares da cidade, cinema na praça, tarde do bolachão, intervenções em espaços públicos e workshops.

 

E-cult

Encontro Cultural de Lagoa da Prata. Colaboração com o “Palco Nexalgum”, recebendo músicos e bandas em todas as edições do evento.

 

Poesia no Talo

Sarau colaborativo e itinerante idealizado pelo escritor Gabriel Nogueira de Formiga/MG. Realizado em Lagoa da Prata em 2013, colaboração com o “Palco Nexalgum”. Poesia, cerveja e utopia!

 

Lacustre

Maior festival de música autoral de Lagoa da Prata, gratuito, em espaço público e aberto a toda população. Realizado por vários voluntários que trabalham para ver a valorização da música autoral.

 

A sexta edição do evento Conexão Independente acontece neste sábado 19/02 em Lagoa da Prata,  o evento é gratuito, aberto para toda população, a partir das 17h na antiga Estação Ferroviária de Lagoa da Prata. Os shows serão comandados pelas bandas Bicho Mecânico de Asas de Lagoa da Prata, Mad Chicken de Arcos e Sad Boot de Belo Horizonte.

 

Acompanhe nossa próxima matéria especial Nexalgum 10 anos e a 6º edição do Conexão Independente, em nosso site, Portal Arcos.

 

Fontes de informação: Coletivo Nexalgum

 

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024