• 20/04/2024
17 Fevereiro 2022 às 12h29

Depressão em idosos

A depressão é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo, e no Brasil o número de pessoas chega a 12 milhões. Os números são bem altos, e é uma doença que pode acontecer em qualquer fase da vida, e deve ser encarada seriamente, pois os sintomas da depressão podem atingir diretamente as relações sociais, o bem estar físico e mental.


 A depressão de um modo geral afeta o humor, a disposição, o comportamento, o pensamento e também pode ter sintomas físicos específicos do quadro sintomático associado à doença. É possível notar que a pessoa se mostra mais triste, podendo perder o interesse e o prazer por atividades que antes gostava, nota- se também um afastamento social .


Ao contrário de muitos jovens que apresentam a depressão com sintomas específicos e mais intensos, na terceira idade a manifestação da doença ocorre de forma diferente.


Os idosos, normalmente apresentam os sintomas da depressão da seguinte forma:


• Reclamam frequentemente de dores físicas;
• Se queixam de problemas de memória;
• Falta de apetite;
• Dificuldade de dormir;
• Pode ocorrer incômodos e dores intestinais;
• Queixas físicas
• Pessimismo e falta de energia;


Entre esses sintomas, outras doenças que ocorrem na terceira idade podem ocasionar essas queixas, o importante é cuidar e entender o motivo das queixas. Os idosos precisam de cuidado redobrado, e é sempre muito importante estar atento aos sinais de qualquer sintoma que possa causar incômodo, por mais simples que pareça.


Para evitar o surgimento da depressão e de diversas outras doenças, é muito importante manter a mente ativa e a rotina saudável. É preciso manter uma alimentação saudável, de preferência com uma dieta equilibrada, mantendo exercícios físicos de preferência com o acompanhamento de um profissional e a saúde mental em dia. O apoio de uma rede de amigos, familiares e profissionais responsáveis é muito importante, para evitar a solidão e garantir o bem-estar físico e mental do idoso.


Caso você tenha identificado alguns desses sintomas em idosos da sua convivência procure ajuda psicológica hoje mesmo. Agende seu horário comigo através do telefone (37) 998602600.


Estamos localizados no endereço: Rua Jarbas Ferreira Pires sala1, 284,
 Arcos – MG3 5588-000.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024