• 28/06/2022
07 Fevereiro 2022 às 18h17
Atualizada em 07/02/2022 às 18h17

ESPIRITISMO E RELIGIÃO

CONHEÇO O ESPIRITISMO DESDE MUITO JOVEM, POIS, SEMPRE ME CHAMOU A ATENÇÃO OS FATOS QUE O ENVOLVEM, PRINCIPALMENTE NAS INÚMERAS DÚVIDAS QUE ME ATORMENTARAM QUANDO, AINDA PRÉ-ADOLESCENTE, MEU PAI MORREU DE UM CÂNCER FULMINANTE.

 

NÃO HAVIAM RESPOSTAS NA MINHA CRENÇADAQUELA ÉPOCA PARA UM FIM TÃO TRÁGICO, E, PARA UMA PARTIDA TÃO BRUSCA.

 

ALGUM TEMPO DEPOIS, PELA MESMA DOENÇA,MINHA IRMÃ MORREU. NOVAMENTE, DÚVIDAS ME ATORMENTARAM, E, MAIS UMA VEZ, NÃO HAVIAMRESPOSTAS SATISFATÓRIAS.

 

SEI QUE ESTAS DÚVIDAS PERSISTEM PARA MUITOS ATÉ HOJE, MAS, AO DESCORTINAR O ESPIRITISMO, LENDO SUAS OBRAS,FREQUENTANDO A CASA ESPÍRITA, SEUS CURSOS E SUAS PALESTRAS, FUI ENCONTRANDO RESPOSTAS QUE ERAM UM GRANDE CONSOLO.

 

ASSIM, MINHAS ATITUDES COMO PESSOA, EM TODAS AS BASES DA VIDA, FORAM MUDANDO,UMA GRANDE REFORMA OCORREU NA MINHA HISTÓRIA. 
 

EU COMEÇAVA A ENTENDER QUESTIONAMENTOS COMO: DE ONDE EU VIM?PARA ONDE VOU? QUAL A RAZÃO DE MINHA EXISTÊNCIA?

 

OUTROS QUESTIONAMENTOS VIERAM: ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO? POSSO VIVER UMA RELIGIÃO E SER ESPÍRITA? QUAL A RESPOSTA PARA ISTO?

 

HÁ CURIOSIDADES SOBRE ISSO, QUEREM SABER SE SENDO ESPÍRITA DEFENDO UMA RELIGIÃO.

 

“O ESPIRITISMO REUNE QUASE 04 MILHOES DE PESSOAS NO BRASIL, SEGUNDO O CENSO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA REALIZADO EM 2010, O QUE REPRESENTA 2% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA(...)”. (IBGE, CENSO DEMOGRÁFICO 2010,CARACTERÍSTICAS GERAIS DA POPULAÇÃO,RELIGIÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, P. 92, CÁP. 02).


AINDA SEGUNDO O CENSO, O ESPIRITISMO CRESCEU EM TORNO DE 70% ENTRE O CENSO DE 2000 E O DE 2010, NENHUM GRUPO RELIGIOSO CRESCEU TANTO NO MESMO PERÍODO.


TÃO LOGO, FICA A PERGUNTA: QUAIS AS RAZÕES PELAS QUAIS O ESPIRITISMO GANHOU TANTOS ADEPTOS EM UMA DÉCADA E OBTEVE UM CRESCIMENTO TÃO EXPRESSIVO? AFINAL, É O ESPIRITISMO UMA RELIGIÃO?

 

A RESPOSTA APRESENTADA POR ALLAN KARDEC (CODIFICADOR DO ESPIRITISMO) NA OBRA “REVISTA ESPÍRITA” DE DEZEMBRO DE 1.868 É DUPLA: “SIM E NÃO”. PROSSEGUE O CODIFICADOR AO AFIRMAR QUE: 

 

ORA, SIM, SEM DÚVIDA, SENHORES: NO SENTIDO FILOSÓFICO, O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO. E NÓS NOS GLORIFICAMOS POR ISTO, POR QUE É UMA DOUTRINA QUE FUNDA OS LAÇOS DA FRATERNIDADE E DA COMUNHÃO DE PENSAMENTOS, NÃOSOBRE UMA SIMPLES CONVENÇÃO,MAS SOBRE A MAIS SÓLIDA BASE: A DA PRÓPRIA NATUREZA (...) NÃO TEM O ESPIRITISMO NENHUMA CASTA SACERDOTAL, NENHUM DOGMA OU RITUAL, NÃO TEM CERIMÔNIAS. TEM,EM SI, UM LAÇO QUE UNE OS HOMENS, O LAÇO DO AMOR E DA CARIDADE, COM UM SENTIMENTO DE RESPEITO POR TODAS AS CRIATURAS(...).

 

O ESPIRITISMO REVIVE O CRISTIANISMO NA SUA MAIS SINGELA APRESENTAÇÃO.

 

EM ‘O LIVRO DOS ESPÍRITOS’, QUESTÃO Nº 625, PERGUNTA-SE: “QUAL O TIPO MAIS PERFEITO QUE DEUS OFERECEU AO HOMEM PARA LHE SERVIR DE GUIA E MODELO?” RESPOSTA: “VEDE JESUS”.

 

EM ‘O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO’,CÁP. 01, ITEM 09, INTITULADO “A NOVA ERA”, ALLAN KARDEC NOS TRAZ:

 

O CRISTO FOI O INICIADOR DA MORAL MAIS PURA E MAIS SUBLIME: A MORAL EVANGÉLICO-CRISTÃ, QUE DEVE RENOVAR O MUNDO, APROXIMAR OS HOMENS E TORNA-LOS IRMÃOS; QUE DEVE FAZER JORRAR, DE TODOS OS CORAÇÕES HUMANOS A CARIDADE E O AMOR AO PRÓXIMO, E CRIAR,ENTRE TODOS OS HOMENS, UMA SOLIDARIEDADE COMUM; DE UMA MORAL, ENFIM, QUE DEVE TRANSFORMAR A TERRA, E DELA FAZER UMA MORADA PARA OS ESPÍRITOS SUPERIORES ÀQUELESQUE A HABITAM HOJE.

 

ENTÃO, É O ESPIRITISMO UMA RELIGIÃO.

 

NO LIVRO ‘O CONSOLADOR’, EMMANUEL NOS DIZ : “PODEMOS TOMAR O ESPIRITISMO COMO UM TRIÂNGULO DE FORÇAS ESPIRITUAIS. A CIÊNCIA E A FILOSOFIA VINCULAM À TERRA A ESSA FIGURA SIMBÓLICA, PORÉM A RELIGIÃO É O ÂNGULO DIVINO QUE NOS LIGA AO CÉU.”

 

E ACRESCENTA: 

NO SEU ASPECTO CIENTÍFICO E FILOSÓFICO, A DOUTRINA SERÁ SEMPRE UM CAMPO NOBRE DE INVESTIGAÇÕES HUMANAS, COMO OUTROS MOVIMENTOS COLETIVOS DE NATUREZA INTELECTUAL, NO ASPECTO RELIGIOSO, TODAVIA,REPOUSA SUA GRANDEZA DIVINA POR CONSTITUIR A RESTAURAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS,ESTABELECENDO A RENOVAÇÃO DEFINITIVA DO HOMEM PARA AGLÓRIA DO SEU IMENSO FUTURO ESPIRITUAL.

 

MUITA PAZ A TODOS!


 

ALINE DE CASTRO BAHIA - [email protected]

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados, mocidade espírita às 18:30hs

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Bombeiros combatem incêndio em ônibus na Rodoviária de Arcos

Foram aproximadamente três horas de prazo, entre combate às chamas, rescaldo e coleta de dados e informações, e com o uso de cerca de 5.000 litros de água

09h33 28 Junho 2022

Obituário

FALECIDO EM: 22/06/2022
Sueli Maria Rodrigues
FALECIDO EM: 21/06/2022
Catarina Pereira de Oliveira
FALECIDO EM: 21/06/2022
Carmem Silva Leal
FALECIDO EM: 21/06/2022
Lúcia Teixeira Veloso
FALECIDO EM: 20/06/2022
Cláudio Rosa
FALECIDO EM: 19/06/2022
Maria Aparecida Gonçalves Amaral