• 20/04/2024
13 Janeiro 2022 às 18h17
Atualizada em 13/01/2022 às 18h17
Fonte de Informação: Divi News

Moradores de Divinópolis voltam a sentir terra tremer em diversos bairros da cidade

Novamente moradores de diversos bairros de Divinópolis relataram no meio da tarde desta quinta-feira (13), terem sentido que a terra tremeu – Segundo alguns relatos e áudios os bairros que mais sentiram foram o Candidés, Padre Eustáquio, Santa Rosa, Vila Romana, entre outros – Na última segunda-feira (10), ocorreu um tremor de terra na cidade,  que inicialmente os moradores da região do Bairro Icaraí, local onde foi mais intenso o tremor de terra,  pensaram ter sido uma explosão  em uma pedreira. Fato esta que posteriormente a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) atestou oficial ter sido um abalo sísmico de magnitude 2.9 na Escala Richter, que mede a intensidade dos tremores. 

 

No relato dos moradores nesta quinta-feira (13), a terra teria tremido por duas vezes consecutivas, sendo que o segundo tremor foi mais forte que o primeiro.

 

Veja os comentários 

  • Boa tarde!
    Sou Anderson, moro no Icaraí, senti dois tremores, às 15:25 e o outro aproximadamente 5 minutos depois, tremores mais fortes que o anterior.
  • Pessoal aguem do Danilo passos sentiu o trem
  • Estremexeu minha casa de 1 minuto mais ou menos
  • Qual região do Danilo Passos? rua?
  • Falaram aq em outro grupo q até em São Gonçalo do para deu pra ouvir
  • Diz que tiveram mais dois tremores bem fortes agora há pouco lá no centro industrial

 

O Divinews está apurando junto aos órgãos específicos. O fato é que centros sismológicos demoram um pouco a receber informações das estações que captam abalos.

 

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) que registrou o tremor do dia 10 de janeiro, conforme informa abaixo, até o momento,16h50min,  nenhum relatório foi produzido.  

 

INFORME SISMOLÓGICO – TREMOR DE TERRA EM DIVINÓPOLIS/MG

Um pequeno tremor de terra ocorreu ontem, 10/Jan, às 20:13 (hora Local), perto de Divinópolis/MG, com magnitude 2,9 na escala Richter. O epicentro (20.13S 44.83W – estrela no mapa) foi determinado por estações da @sismologiabr (Rede Sismográfica Brasileira – RSBR) e da Rede Sismográfica da VALE (RSVL). A estação mais próxima está a 100 km de distância (Bom Sucesso/MG); por isso o epicentro tem uma incerteza de 5 a 10 km. Sua profundidade deve ser de poucos km, não sendo possível determinar com precisão.

 

A magnitude de 2,9 é pequena, mesmo em termos brasileiros. Pequenos tremores de terra podemocorrer em qualquer lugar do Brasil, e se devem a movimentação em falhas ou fraturas geológicas nacrosta terrestre. Uma magnitude de ~3 corresponde a movimentação de poucos milímetros numa fraturade ~300 m de comprimento que pode estar a alguns km de profundidade. A movimentação nessas fraturasse dá devido às pressões geológicas a que a crosta terrestre está submetida.

 

Pequenos tremores em Minas Gerais são mais frequentes do que a média brasileira, como se vê no segundo mapa (arraste para o lado). No passado, já ocorreram tremores de magnitude até quase 5 em Minas Gerais, principalmente naparte Norte do estado: São Francisco 1931 (m=4.9), Itacarambi 2007 (m=4.9), Montes Claros 2012 (m=4.0). sismos acima de 4, como esses anteriores, podem causar pequenos danos em algumas casas (trincas emparedes, queda de reboco e de telhas). No caso do sismo de ontem, segundo relato do jornalAgora/Divinópolis, moradores da parte norte da cidade relataram “estrondo, depois portas, janelas emóveis se mexeram”, o que corresponde a intensidade IV MM (escala Mercalli Modificada). Sismos demagnitude 3 podem ser sentidos até 10 ou 20 km de distância.

 

Em Divinópolis, o último sismo de que temos registro foi em 11-Julho-1990 com magnitude 2.8,também sem nenhum dano relatado. Magnitudes abaixo de 4 raramente provocam algum dano e não sãomotivo para preocupação. Não há como prever a evolução da atividade sísmica, mas a chance de ocorrernovos tremores com magnitudes maiores é muito pequena.

 

Fonte: Divi News

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024