• 29/03/2024
10 Dezembro 2021 às 17h34
Atualizada em 27/05/2022 às 16h11

Em Arcos, recursos do Fundeb são investidos acima do preconizado na remuneração da Educação Básica

Enquanto a Lei determina que 70% dos recursos sejam destinados à folha de pagamento, a Prefeitura gasta 80,66%, e ainda faz complemento com dinheiro próprio

Os excelentes indicadores que atestam a qualidade da Educação Pública em Arcos, dentre eles, a conquista da cidade de medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica.

 

Confira na matéria anterior sobre a  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e os alunos que conquistaram as medalhas.

 

A valorização profissional é um dos fatores que contribui com os resultados. Segundo números apresentados à Câmara Municipal pelos Departamentos de Contabilidade, Recursos Humanos e Financeiro, até o dia 23 de novembro, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) repassou ao Município R$17.752.467,04. O recurso foi destinado exclusivamente ao pagamento dos profissionais da Educação Básica.

 

A Lei do novo Fundeb determina que o mínimo de 70% do recurso seja usado à remuneração dos profissionais da Educação Básica (diretores, vice-diretores, supervisores escolares e professores). Mas Arcos destina um percentual muito superior, de 80,66%.

 

Do recurso do Fundeb ainda foram gastos 12,68% em vencimentos e encargos dos demais profissionais da Educação (secretários escolares, profissionais do transporte escolar, zeladores, cantineiros/merendeiros e monitores de creche), e 6,66% se referem ao saldo líquido financeiro para o próximo mês.

 

O dinheiro repassado pelo Fundo não é suficiente para arcar com a folha completa de pagamento, e o Governo Municipal fez o complemento no valor de R$3.125.945,20.

VEJA TAMBÉM