• 25/04/2024
07 Dezembro 2021 às 17h43
Atualizada em 08/12/2021 às 07h27
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Dra. Fabiana Guimarães é eleita a nova presidente da OAB em Arcos para gestão 2022/2024

Chapa ‘Novos Rumos’ venceu por 60 votos a 48

No dia 27 de novembro foi realizada em Arcos a eleição da 105ª Subseção da OAB em Arcos. A eleição contou com a participação de duas chapas: a chapa Compromisso e Prerrogativas, que tinha como presidente a Dra. Angelina Roberta; e a chapa Novos Rumos, que tinha como presidente a Dra. Fabiana Guimarães.

Após 112 advogados compareceram para a votação, a chapa Novos Rumos venceu a eleição por 60 votos a 48. A chapa Novos Rumos, que ficará a frente da gestão 2022/2024 da OAB é composta pelos seguintes membros: Dra. Fabiana Guimarães, presidente; Dr. Alisson Heleno da Costa, vice-presidente; Dra. Denise Cândida, secretária adjunta; Dr. Bruno Garcia, secretário geral; Dra. Flávia Ramos, tesoureira.

Para falar sobre a nova gestão da OAB, a reportagem do Portal Arcos entrevistou a Dra. Fabiana Guimarães.  

 

Mais de nove anos na profissão

No início da entrevista, Dra. Fabiana Guimarães contou um pouco sobre como decidiu iniciar na carreira de advogada.

Ela contou que tudo começou por meio de um trabalho que ela fazia, onde ela ficava a frente de muitas causas trabalhistas para a empresa. “Eu sou de uma família onde os meus pais são trabalhadores rurais e com isso, no meu primeiro emprego eu fui funcionária de uma fazenda. Nesse período eu fazia faculdade de administração e como tinha muitas demandas trabalhistas na fazenda eu sempre estava como representante dessas demandas na justiça do trabalho”.

Esse trabalho que ela desenvolvia despertou nela o interesse em trabalhar com advocacia, com isso, ela mudou do curso de administração para o curso de direito. Hoje, já são nove anos atuando na área.

Inicialmente Dra. Fabiana Guimarães se especializou em direito do trabalho e depois, também decidiu se especializar em direito previdenciário. “Eu falo que no direito previdenciário, não tem nada melhor do que você entregar uma carta de aposentadoria para uma pessoa que trabalhou durante muitos anos, ou para uma pessoa que está doente e precisa de um benefício previdenciário ou uma pessoa que precisa de um benefício assistencial. Então é uma área do direito que é muito gratificante”, comentou.

 

Candidatura a presidência da OAB

Essa é a primeira vez que Dra. Fabiana se candidata para a presidência da OAB, mas, nas duas últimas presidências ela já fazia parte das comissões de Direito da Saúde e Direito Previdenciário.

Segundo ela, entre os vários motivos que a levou a se candidatar está a mudança tecnológica dos processos. Ela explicou que, anteriormente os processos eram físicos, porém com a pandemia da Covid-19, foi necessário deixar tudo digital e, agora, os processos são eletrônicos. Essa mudança, fez com que muitos advogados mais velhos deixassem a profissão.

“E com isso, muitos colegas que eram advogados mais velhos foram praticamente excluídos. Até mesmo nós que somos advogados mais jovens a gente enfrenta muitas dificuldades com os processos eletrônicos, com relação ao próprio sistema”.

Devido a essa mudança brusca, e várias outras questões, Fabiana viu que poderia se candidatar e assim ajudar esses advogados a se adaptarem as novas mudanças da OAB.

Foi a partir daí que Fabiaba começou a procurar seus colegas para montar uma chapa. Primeiramente ela procurou o Dr. Alisson e a Dr. Flávia e a partir daí também convidaram a Dra. Denise e o Dr. Bruno.

“Foi por uma afinidade de ideias que a gente se juntou, principalmente, porque a gente queria uma renovação. A gente queria resgatar esse respeito e essa credibilidade que a nossa instituição tem. E como nós cinco tínhamos os mesmo anseios e ideias, a gente resolveu se unir para formar esta chapa”, comentou.

 

Propostas

Perguntamos para Dra. Fabiana, quais foram as propostas apresentadas pela chapa, para serem desenvolvidas na gestão 2022/2024.

Fabiana disse que a chapa tem algumas propostas relacionadas à representatividade da OAB e de seus advogados. Também citou a busca para tentar resolver o problema da falta de servidores do Tribunal de Justiça, no fórum da Comarca de Arcos. Segundo ela, até existe uma portaria para nomear novos servidores, mas, até o momento, não foram nomeados.

Ela também citou que pretende buscar por assistência para os advogados que estiverem necessitando: “A gente tem um caixa de assistência aos advogados que é gerido pela OAB estadual, Eles têm R$78 milhões em Caixa. E nós vimos advogados durante a pandemia desistindo da advocacia por razão de não receberem nenhum benefício da OAB”.

Segundo Fabiana, os advogados têm que ter acesso a esses direitos e benefício e, para isso, também é necessário que haja uma melhor comunicação. “Têm muitos advogados do interior que nem sabem, pois não têm conhecimento a respeito desses benefícios que os advogados podem ter. Tem o auxílio maternidade e tem os auxílios aos advogados carentes”, comentou.

Fabiana falou que eles também pretendem ajudar os jovens advogados a iniciarem na vida profissional, pois não é nada fácil o início da carreira.

 

Programa Direito na Escola

“[...]É um absurdo nós como brasileiros não conhecermos os nossos próprios direitos constitucionais que são direitos e deveres básicos que estão em nossa constituição” – Fabiana Guimarães

Outra proposta que eles pretendem desenvolver é a implantação do Programa Direito na Escola. Segundo Dra. Fabiana Guimarães, este programa é da OAB Estadual, porém ele não é aplicado. O intuito do programa é fazer com que advogados voluntários se cadastrem para levar para as escolas municipais, estaduais e até privadas, noções básicas de direito.

“É muito importante, principalmente, com relação ao direito constitucional. Porque é um absurdo nós como brasileiros não conhecermos os nossos próprios direitos constitucionais que são direitos e deveres básicos que estão em nossa constituição. E por ausência de informação muitas vezes se desconhece esses direitos”.

 

“Então foi muito importante pra nós essa eleição, porque cada um dos votos que a gente recebeu foram 60 colegas que se identificaram com as nossas propostas” – Fabiana Guimarães

Dra. Fabiana comentou que foi muito importante para a chapa Novos Rumos ganhar esta eleição, pois isso mostrou que a maioria dos advogados se identificaram com as propostas que foram apresentadas. “Então foi muito importante pra nós essa eleição, porque cada um dos votos que a gente recebeu foram 60 colegas que se identificaram com as nossas propostas e que se identificam com a gente como pessoa e como profissional”.

Segundo ela, todos da chapa ficaram gratos pelas 60 pessoas que votaram e confiaram nas propostas que eles pretendem desenvolver nos próximos anos. Para ela, esses 60 votos são o resultado da imagem que cada um dos advogados da chapa construíram ao longo dos anos, tanto perante os colegas quanto perante seus clientes.

Fabiana comentou que será muito boa essa renovação que a nova gestão da OAB Estadual pretende fazer, juntamente com a nova chapa da OAB em Arcos. “Eu só tenho gratidão às pessoas e aos advogados que vão nos ajudar em nossas propostas e que, com certeza, farão parte porque nós vamos precisar para conseguirmos efetivar todas essas propostas”, comentou.

Ao final da entrevista, Dra. Fabinana Guimarães disse que se sente feliz por ter se tornado presidente da OAB em Arcos, após seus nove anos de muito trabalho e empenho na profissão.

“É uma gratidão que a gente recebe, a pesar de ter nove anos de advocacia. Eu pessoalmente tentei construir uma imagem profissional diante dos colegas, diante da sociedade e para meus clientes, uma imagem profissional, ética e séria. Eu me senti muito grata por isso, pois meus pais são trabalhadores rurais e eu tenho um histórico profissional e de estudos de muita batalha”.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024