• 29/03/2024
21 Outubro 2021 às 17h20
Atualizada em 21/10/2021 às 17h23
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Mamografia preventiva: qual a idade indicada para fazer o exame?

Em entrevista ao Portal Arcos, Dr. Wailton Rodrigues esclarece todas as dúvidas
Imagem Ilustrativa - Freepik

Quando iniciar a mamografia? Essa é uma pergunta que surge para a maioria das mulheres. E, devido a essa dúvida, muitas mulheres deixam de ter o diagnóstico precoce e acabam descobrindo a doença já em um estado avançado.

Para responder esta pergunta e esclarecer dúvidas sobre o assunto a reportagem do Portal Arcos entrevistou o médico Dr. Wailton José Rodrigues, que é ginecologista, obstetra e mastologista.

Iniciamos a entrevista perguntando, qual a idade recomendada para se iniciar a mamografia. Em resposta, Dr. Wailton disse que o preconizado é a partir dos 40 anos, porém, para o Sistema Único de Saúde (SUS) é pedido o exame a partir dos 50 anos. “A orientação do Ministério da Saúde, que é baseada no parecer do Inca – Instituto Nacional de Câncer – preconiza a mamografia de rastreamento entre os 50 e os 70 anos”.

Segundo o médico, existe uma série de argumentos a favor e contra a idade preconizada pelo Ministério da Saúde, pois, segundo ele, quando se pede o exame apenas a partir dos 50 anos, os médicos deixam de diagnosticar quase 50% dos cânceres. Ele também ressaltou que, no Brasil, a incidência de câncer de mama em mulheres mais jovens está ficando mais alta, por isso, se torna ainda mais importante recomendar a mamografia a partir dos 40 anos.

 

É possível prevenir o câncer de mama?

Perguntamos ao médico se o câncer é algo que se previne. Em resposta, ele explicou que não tem como buscar a prevenção do câncer de mama e sim a prevenção do câncer em estágio avançado.

“Se você pega um câncer de mama na fase muito inicial e se corrige aqui ali, você está, de certa forma, evitando a morte pelo câncer de mama, mas você não evita ele por completo. O que a gente busca é o diagnóstico precoce, antes de aparecer clinicamente, antes de aparecer um nódulo, e isso é possível. Você faz isso hoje por meio da mamografia e da ressonância magnética.

 

“Se ele for diagnosticado precocemente você melhora a probabilidade de sobrevida e isso é importante, a gente diminuir o número de mortes pelo câncer de mama” – Wailton Rodrigues.

A Campanha Outubro Rosa, realizada todos os anos, tem o intuito de conscientizar homens e mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce. Segundo Dr. Wailton, esse diagnóstico precoce é essencial para a sobrevida do paciente.

“Se você conseguir evitar completamente o câncer de mama, você vai evitar por exemplo, cirurgias maiores, como cirurgias mutiladoras. E se ele for diagnosticado precocemente você melhora a probabilidade de sobrevida e isso é o que é importante, a gente diminuir o número de mortes pelo câncer de mama”.

Quanto à iniciativa das mulheres em fazer a mamografia de forma precoce e preventiva, ele explicou que esta atitude varia muito de acordo com cada localidade, pois, vai depender muito do grau de instrução e de informação que cada mulher tem. Como exemplo, ele explicou que, nos países subdesenvolvidos, aproximadamente, 2/3 dos casos de câncer de mama são casos mais avançados, já nos países mais desenvolvidos apenas 1/3 chega ao estágio mais avançado da doença.

“Aqui eu creio que seja uma situação intermediária, de se fazer a mamografia rotineiramente mais precocemente, como é preconizado pela Associação Brasileira de Mastologia, de Ginecologia e de Radiologia. Nós preconizamos fazer a partir dos 40 anos. Então você pega um contingente bastante alto de mulheres com câncer em idade jovem e isso de forma assintomática”.

 

Câncer de mama na família

Também perguntamos para ele se, ter casos de câncer na família pode aumentar à probabilidade de se ter a doença. Dr. Wailton Rodrigues explicou que, quando algum parente de primeiro grau (mãe, filha ou irmã) tem câncer de mama, e ele ocorre em uma idade abaixo dos 50 anos, o risco de também ter a doença chega a ser três vezes maior.

“Se você tem um parente de 1º grau, mãe, irmã ou filha, que tenha tido câncer antes dos 50 anos, você tem uma probabilidade maior. E assim também é o câncer de mama masculino, quem já teve na família também aumenta muito o risco. E também o câncer de ovário, se tem alguém na família que teve câncer de ovário também existe o risco de se desenvolver o câncer”, explicou.

 

Sinais do câncer de mama

Ao final da entrevista, Dr. Wailton falou um pouco sobre os principais sinais de um possível câncer de mama. Ele explicou que o câncer de mama inicialmente, não apresenta nenhum sintoma e que a sensação de dor, ardência ou de peso na região não são tão relevantes.

Agora, em termos de sinais, é importante observar: alguma retração de papila (retração do bico do seio); alguma área vermelha; a percepção de um nódulo, abaulamento de pele ou retração de pele. Segundo ele, esses são sinais importantes que denotam um risco maior de ser câncer.

Mas, Dr. Wailton ressaltou que o mais importante, para evitar o aparecimento desses sinais e ter um diagnóstico precoce é a realização de um rastreamento periódico, de preferência anualmente.

“Se a pessoa faz um rastreamento periódico ela vai evitar chegar neste ponto. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento em termo estético, em termos funcionais e também tem a questão da sobrevida”.

 

*Veja na imagem abaixo alguns outros sinais que podem surgir, em casos de câncer de mama.

VEJA TAMBÉM