• 06/05/2024
18 Outubro 2021 às 11h31
Atualizada em 18/10/2021 às 12h06

Como o Espiritismo pode nos ajudar a encarar as adversidades da vida?

Inicialmente, vamos nos valer da premissa de que somos Espíritos e não o corpo físico. Entendendo o primeiro, considerando a questão 76 deO Livro dos Espíritos’[i] de Allan Kardec, como sendo “... os seres inteligentes da criação...”, e o segundo, conforme nos elucida Joanna de Ângelis, o “domicílio temporário ao espírito, que através dele, adquire experiências, aprimora aquisições, repara erros, sublima aspirações”.[ii]

 

Quanto ao corpo físico, entremos especificamente em nossa estrutura cerebral, onde tempos atrás entendia-se que o nosso cérebro não possuía a capacidade de gerar novas células e ligações. No entanto, pesquisas atuais demonstram que o nosso sistema nervoso tem a capacidade de alterar a sua morfologia e fisiologia de acordo com os estímulos internos e externos que sofremos diariamente. Em outras palavras, o cérebro possui capacidade de se adaptar aos altos e baixos da vida de forma saudável e excelente. É importante entendermos que esta capacidade deve ser aplicada, em latência, simplesmente, as coisas não acontecem, temos que usar e desenvolver nossos potenciais.

 

É neste ponto que entra o Espírito, o ser que tem a responsabilidade e o domínio de poder canalizar a sua inteligência da forma correta. Fazendo o bom e pleno uso do corpo, de todo o seu potencial, visando o seu crescimento, e, consequentemente, sua felicidade.

 

Não podemos deixar de mencionar que felicidade é um estado ideal que nos permite enfrentar as adversidades do cotidiano de forma eficiente e saudável. Estando muito além dos prazeres momentâneos da carne. Nesta linha, também é importante entender que a felicidade é conquista, busca e trabalho diário com regularidade. Dentro dessa linha de pensamento, Allan Kardec no livro ‘A Gênese’ no Cáp. 18, item 19, nos fala que “... somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na terra, refreando as paixões más; somente esse progresso pode fazer que entre os homens reinem a concórdia, a paz, a fraternidade.”

 

Dessa forma, buscando, por fim, responder ao questionamento inicial, observem que a Doutrina Espírita nos ajuda pelo esclarecimento, que o nosso espírito quando devidamente integrado e comprometido com sua reforma íntima, cria em si, estado de felicidade, e este, por sua vez, é um mecanismo fundamental para se conseguir superar as adversidades da vida, sendo inclusive o nosso corpo totalmente preparado para colaborar na superação desses desafios que surgem, tendo em vista que é totalmente adaptável a novos hábitos.

 

Por fim, esperamos que o hábito de amar se torne prioridade, pois, o mundo ainda está muito carente de sua plena manifestação.

 

E, que o Mestre Amado Jesus continue guiando e iluminando nossos passos!!!

 

 

Ivaldo Alves da Silva Junior

 

 

CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

 

[i] KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 9ª ed. Boa Nova Editora, 2004. Questão 76, pág. 75.

[ii] FRANCO, Divaldo Pereira. Estudos Espíritas. 9ª ed. / Pelo Espírito Joanna de Ângelis. FEB: 2011.

 

Imagem de Kranich17 por Pixabay

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024