Notícia

Arcos 30 Agosto 2021

O QUE É O ESPIRITISMO?


Compartilhe:

Percebe-se que há, dentre o meio social, mitos, mistérios e muitas fantasias relacionadas ao tema espiritualidade, e, muito em face das variadas histórias fantásticas que são divulgadas a respeito, o que resulta em medo e até mesmo em repulsa nas pessoas.

 

Ocorre que, quando há o estudo e o devido conhecimento do tema, percebe-se que desaparecem, por completo, os motivos que outrora fundamentavam crenças limitadoras em relação ao assunto.

 

Feita esta breve reflexão acerca de conceitos pré-concebidos antes do conhecimento de causa, indaga-se: mas, o que é, de fato, o espiritismo, ou, do que ele trata?

 

Antes de responder a esta pergunta, ressalta significar a palavra espiritualismo, que, embora de raízes semânticas semelhantes ao termo espiritismo, difere no seu sentido.

 

Espiritualismo denota a crença em algo além da matéria, em oposição, assim, ao materialismo, que se prende unicamente ao apego do mundo corpóreo.

 

Ao estudar os fenômenos inteligentes na França, a partir do ano de 1.854, Allan Kardec percebeu a necessidade de nomear a doutrina então nascente em consonância com os seus novos preceitos e ensinamentos, alcunhando, assim, como Doutrina Espírita ou Espiritismo, aquela que tem “por princípios as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. ”[1]

 

Allan Kardec fora, inclusive, o responsável pela condução do estudo e pela codificação da Doutrina Espírita, tendo publicado, com o auxílio da espiritualidade, cinco obras consideradas básicas para o espiritismo, sendo elas: ‘O Livro dos Espíritos’, ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’, ‘O Livro dos Médiuns’, ‘O Céu e o Inferno’ e ‘A Gênese’.

 

Desta forma, pode-se denotar que o espiritismo tem como base precípua a crença na relação entre os mundos visível e invisível, nos trazendo, ainda, conceitos e princípios que são afetos a religião, a ciência e a filosofia, tríade sobre a qual o mesmo se sustenta.

 

Questões triviais, tais como, ‘quem somos? ’, ‘para onde vamos?’, ‘o que há após a morte’, também são tratadas, além de princípios reveladores acerca da nossa verdadeira essência como, por exemplo, a imortalidade da alma, a pluralidade dos mundos habitáveis e a reencarnação.

 

Tão logo, percebe-se que não há razões para se temer o conhecimento do espiritismo, visto que ele visa a compreensão do homem e do seu papel perante o mundo, além de promover a busca do seu crescimento pessoal e espiritual, tendo como bases precípuas, ainda, a crença em Deus e em Jesus[2], este último, nosso guia e modelo na ascensão espiritual almejada.

 

Muita paz a todos!

 

Jordana Grazielle Nogueira Camargos - jordanagrazielle@hotmail.com

 

CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE BENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

 

 

[1] KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. 9ª ed. Boa Nova Editora, 2004. Pág. 11.

[2] KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 9ª ed. Boa Nova Editora, 2004. Questão 625, pág. 259.


CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

COMENTÁRIOS