• 20/04/2024
12 Fevereiro 2021 às 18h17
Atualizada em 12/02/2021 às 18h17
Fonte de Informação: ASSCOM

PREFEITURA COMPRA CAMINHÕES E ‘ACELERA’ A MUNICIPALIZAÇÃO DA COLETA DE LIXO EM ARCOS

Veículos novos e modernos vão contribuir no serviço de excelência que será prestado à população, e ofertam mais conforto aos profissionais da área

Com o Carnaval suspenso por causa da pandemia, a Prefeitura precisava dar bons motivos para que os moradores de Arcos pudessem sorrir neste final de semana que chega. E ela conseguiu não apenas um motivo, mas dois. O primeiro deles foi o sucesso da implantação do Drive-thru de Vacinação contra a Covid-19 para idosos com 90 ou mais anos (leia a matéria completa, clicando neste link). O segundo foi a chegada de dois caminhões que farão a coleta de lixo na cidade.

 

Ouvindo os anseios da população, um dos pedidos mais recorrentes era o de que a coleta de lixo fosse municipalizada. O serviço anteriormente estava sendo prestado por uma empresa terceirizada, e de fora do município.

 

O prefeito Claudenir José de Melo-Baiano, com base em cálculos, também tem opinião semelhante a dos arcoenses. “O preço que se pagava era muito alto. Com um valor muito menor, a gente faz o serviço aqui, e o dinheiro circula na própria cidade. O que conseguimos economizar se reverte em saúde, educação, esporte, meio ambiente e outras áreas”.

A Prefeitura de Arcos investiu R$633.800 na compra dos caminhões Iveco Tector. Eles têm capacidade de coletar 8 toneladas de lixo cada um. Foram comprados por meio de licitação por aderência à ata de registro de preços da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

“Hoje é o primeiro passo de muito sucesso deste projeto da Prefeitura de Arcos”, comemorou o secretário de Planejamento, Warley Rogério Fonseca, ao ver os novos caminhões do Município.

 

Eles vieram de Betim (MG) e ficaram um tempo estacionados na proximidade do Parque de Exposições. De lá, com o suporte da Polícia Militar de Arcos, os veículos seguiram em carreata pela região central da cidade para que a população pudesse vê-los.

 

Além dos motoristas, os caminhões transportaram o prefeito Baiano; o vice, Dr. Sérgio Vilela; e os vereadores Ademar Aureliano de Medeiros (Avante) e José Calixto da Fonseca (Cidadania).

 

No final do trajeto, à frente da Prefeitura, professor Baiano descreveu a alegria desta conquista. Disse que a Administração deixará a cidade limpa, mas com um gasto bem menor.

 

O vice-prefeito, Dr. Sérgio Vilela, brincou com o fato da população receber dois presentes - o drive-thru e os caminhões - no mesmo dia. “Hoje é apenas o primeiro dia de Carnaval e nós já temos duas conquistas. Que tenhamos muitas outras alegrias até o final dele”.

 

Wellington Vidal é motorista da Prefeitura há 15 anos. Ele celebra a chegada dos veículos. "Tem até ar-condicionado", vibra. "A gente merecia mesmo um pouco mais de conforto, porque fazemos um trabalho muito pesado, e extremamente útil à cidade. Prefeito Baiano, obrigado por olhar por nós".

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024