• 23/04/2024
21 Novembro 2020 às 20h40
Atualizada em 21/11/2020 às 20h40
Fonte de Informação: https://verticalfm.com.br/

DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA” É COMEMORADO NO QUILOMBO DO AMBRÓSIO NA COMUNIDADE DO CORUMBÁ

https://verticalfm.com.br/

As comemorações pelo dia da Consciência Negra foram marcadas por ato singelo na Comunidade do Corumbá, entre Arcos e Pains. No local onde antes era o Quilombo do Ambrósio, hoje existe uma comunidade muito tranquila e em um Bar da Comunidade foi realizada hoje, 21, um ato simbólico para marcar a data.

Um grupo de Congado Moçambique Filhos de São Jorge, fez uma apresentação lembrando so cantos e as danças daqueles que a muitos anos povoaram a região. Uma das canções entoadas por eles, contou um pouco da história do Quilombo e do negro Ambrósio. Ambrósio é o símbolo do resgate desta historia de nossos antepassados.

Várias atividades vem sendo realizadas neste sentido e um grupo de cidadãos luta para resgatar a importância cultural da comunidade para a colonização da região.

Geraldo Ló, um dos membros deste grupo lembrou da importância deste resgate para a região, independente de limites territoriais dos municípios. “Apesar da Comunidade pertencer a Pains, nós estamos aqui lutando por uma região e não por um município.

Em uma nota na rede social, Geraldo Ló publicou um texto sobre os acontecimentos recentes no sul do país:  Que triste comemoração, que dia de Inconsciência. Quem sabe, este 21 de novembro seja o começo destas deploráveis  palavras em nosso meio ‘’racismo estrutural’’. Nosso grupo ‘’ Nós Somos Ambrósio’’ através do Farol Ambrósio  estaremos dando início a queda da bastilha, do apartheid ou seja lá o que for, mas que seja uma adeus a este período tão abominável de nossa história a escravidão do povo africano em nossas terras. Assim como Moisés conduziu seu povo da escravidão do Egito, o Rei Ambrósio com sua sabedoria e bondade conduzirá seu povo mesmo que seja espiritualmente.  Escreveu.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024