• 24/04/2024
27 Outubro 2020 às 17h58
Atualizada em 27/10/2020 às 17h58

Manchas nos dentes

Como tratar e até evitar as manchas nos dentes.

Antibiótico e as manchas:

            Na década de sessenta, a tetraciclina foi muito utilizada, tendo sido responsável por manchar os dentes de muitas pessoas hoje com idade de 40 a 50 anos. Foi por causa da pigmentação causada pela tetraciclina, que se originou o mito de se dizer que os antibióticos “estragam” os dentes e até hoje quando as crianças desenvolvem a doença cárie atribui-se a culpa a esse medicamento.

            Èpreciso,  então, não confundir: o antibiótico em si não provoca cárie. Um determinado grupo de antibiótico é que leva a uma alteração na coloração dos dentes.

            Vale aqui lembrar que as crianças com infecções crônicas, necessitando ingerir antibiótico, sob a forma de xarope, devem ter um bom controle de higiene bucal, pois correm o risco de desenvolver cárie devido ao açúcar no medicamento.

Profilaxia:

A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas nos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de 6 em 6 meses. Com esse acompanhamento periódico, o dentista pode examinar todos os problemas bucais, podendo evitá-los.

Resina composta ou laminados de porcelana:

            Recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma única sessão. As facetas de porcelana são lâminas finas e delicadas, deixando os dentes na cor e formato desejados.

Mantenha os seus dentes limpos:

            Isto significa escovação diária e ela deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos.

Fio dental:

            Já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos, se acumula entre os dentes e na gengiva, manchando-os. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.

Cremes dentais:

            Os cremes dentais anti - manchas, desenvolvido para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos. Recomenda-se que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana. Sendo sempre melhor consultar seu dentista antes de experimentá-los.

 

Dicas:

Alimentos ricos em fibras, como a maçã e a cenoura, contribuem para a higiene bucal. A mastigação extra exigida para triturar uma fruta como a maçã gera um fluxo salivar maior, o que favorece a auto limpeza da cavidade bucal.

            O café, com o tempo, pode deixar os dentes manchados, assim como os chás e os refrigerantes. Quando ingerir bebidas que podem causar manchas, faça isto de uma só vez, ao invés de bebericá-los o dia inteiro. E escove os dentes depois de consumi-las.

            Use um canudinho ao beber chá gelado, coca-cola ou suco de frutas. Isso reduz a exposição dos dentes às bebidas que mancham.

            Bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas que tenham corantes naturais ou artificiais ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de manchar os dentes.

            Não deixe de investir na escova e no fio dental para garantir a limpeza completa. Lembre-se apenas de que, depois de ingerir algo ácido e rico em pigmentos - como uma taça de vinho tinto-, o melhor a fazer é esperar cerca de uma hora após a ingestão para realizar a escovação. Dessa forma, evita-se um maior desgaste do esmalte que protege os dentes, já que os alimentos ou bebidas ácidas atacam o esmalte.

            As mudanças no estilo de vida também podem ajudar a prevenir o aparecimento de manchas nos dentes. Por exemplo, beber menos café e refrescos. Caso você seja fumante, considere a possibilidade de parar de fumar ou de fumar menos. Uma boa higiene dental correta também pode ajudar a tirar e a prevenir as manchas superficiais nos dentes.

            Atualmente, já se pode contar também com uma técnica que se tornou bastante conhecida para remover manchas internas dos dentes, que é o clareamento dental.

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024