• 29/03/2024
28 Setembro 2020 às 16h55
Atualizada em 28/09/2020 às 16h55

Manchas nos dentes

Manchas nos dentes podem ser tratadas e até evitadas.

 

Para sentirem-se bem, independente da posição social, as pessoas precisam estar contentes com a própria imagem. Um fator de beleza determinante e que merece cuidados especiais são os dentes.

 

Uma das queixas mais comuns que os dentistas escutam dos pacientes no consultório é sobre as manchas nos dentes.

 

Causas dos dentes manchados:

 

Alimentos com corante: café, chá e refrigerantes à base de cola estão entre os campeões. Outras causas possíveis são os sucos de frutas (principalmente de uva), vinho tinto e molho.

 

Tabaco: libera nicotina, que provoca amarelamento e manchas nos dentes.

 

Envelhecimento do esmalte: o esmalte, camada externa e dura dos dentes, pode sofrer desgaste com o tempo, ficando mais fino. Isso faz com que a dentina, camada interna do dente e mais amarelada, fique a mostra.

 

Fluorose: é uma alteração que ocorre durante a formação dos dentes devido ao excesso de ingestão de flúor. A fluorose causa alteração da cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas e linhas brancas.

 

Tetraciclina: o uso de antibiótico pela gestante, principalmente a tetraciclina, em grande quantidade ou longo período de tempo, acarretará em manchas nos primeiros dentes da criança.

 

Se esse antibiótico for administrado na criança logo após o nascimento, poderá resultar em manhas nos dentes permanentes.

 

Higiene dental inadequada: a baixa frequência de escovação e de uso do fio dental para tirar a placa bacteriana pode causar a descoloração do dente.

 

Enfermidades: muitas enfermidades podem afetar o esmalte dentário e a formação da dentina, o que pode levar a descoloração. Além disso, os tratamentos para certas doenças podem afetar a cor dos dentes. Por exemplo, a radiação na cabeça e no pescoço e a quimioterapia podem manchar os dentes.

 

Idade: à medida que se envelhece, a camada exterior do esmalte dos dentes pode se desgastar, revelando a cor amarelada dos dentes.

 

Genética: algumas pessoas têm uma predisposição natural, o que faz com que seus dentes se tornem amarelados.

 

Tratamento de canal: Devido ao rompimento dos vasos sanguíneos dentro do canal, se o tratamento endodôntico não for realizado adequadamente, o sangue coagula no interior dos canais, provocando o escurecimento do dente.

 

Saiba no próximo artigo como tratar e até evitar as manchas nos dentes.

 

     

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM