• 19/04/2024
11 Maio 2020 às 16h33
Atualizada em 11/05/2020 às 16h33
Fonte de Informação: ASSCOM

VISA FAZ BALANÇO DAS PRINCIPAIS AÇÕES DESDE O PRINCÍPIO DA PANDEMIA EM ARCOS

   Entre março e princípio de maio a Vigilância Sanitária (VISA) atendeu mais de 300 denúncias e realizou dezenas de visitas aos estabelecimentos comerciais do município. Todo esse procedimento foi para verificar o cumprimento do Decreto Municipal e do Plano de Contingência, como também passar as recomendações técnicas quanto ao uso de EPI’s e das orientações sobre o distanciamento social, como forma de prevenção do Covid-19. Todas as medidas vêm sempre contando com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

    O coordenador da Vigilância Sanitária, Ismeraldino Beirigo, fala que um dos pontos mais críticos das ações têm sido em torno de agências bancárias e casas lotéricas, em razão das filas. “As equipes de fiscais vêm sempre intervindo e até mesmo notificando esses estabelecimentos, para que eles sejam responsáveis pelo controle, tanto do fluxo de pessoas, quanto do distanciamento entre elas, na formação das filas”, afirma o coordenador.

 

    A criação das Barreiras Sanitárias, com atuação nos pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, tem a finalidade de passar orientações aos condutores, relacionadas aos cuidados básicos de prevenção. Ação que também conta com o suporte e apoio da PM e Corpo de Bombeiros.

 

    Sobre as denúncias, Ismeraldino afirma que várias foram as irregularidades sanadas, uma vez que vários estabelecimentos não cumpriam o Decreto Municipal. “Ao todo, ocorreram quatro autuações, seguidas de interdições e multas aplicadas pelo MPMG. Essas multas somaram um montante de R$21.000,00 (vinte e um mil reais), revertidas em favor da Entidade Assistencial Pousada dos Berto”, conta Ismeraldino.

 

    Outras ações criadas pela VISA foram os plantões noturnos, o protocolo de visita aos hotéis/motéis, academias, clínicas de fisioterapia e de pilates, de caráter semanal.

 

    A manutenção das fiscalizações continua, mesmo com a flexibilização do Decreto. “Permanecemos acatando as denúncias, aplicando quando necessário as autuações e multas. Há também as recomendações do último decreto, em que determina o uso de máscaras no acesso a todos os estabelecimentos, tanto públicos quanto privados, bem como a continuidade sistemática da assepsia pelo uso do álcool em gel, e desinfecção das mãos”, alerta o coordenador da VISA.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024