• 28/03/2024
07 Maio 2020 às 11h55
Atualizada em 27/05/2022 às 14h26

PREFEITURA DE ARCOS ALERTA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AUMENTA DURANTE A QUARENTENA

AssCom Prefeitura

A violência doméstica já aumentou, consideravelmente, durante a quarentena que a maior parte do Brasil enfrenta. As maiores vítimas ainda são as mulheres.

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Arcos, acompanha diversos casos de violação dos direitos, como por exemplo, violência contra a mulher.

 

Conforme dados apresentados pelo Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos, do Governo Federal, houve um aumento de 8,47% nas denúncias registradas entre os dias 17 e 25 de março (em comparação ao período entre 01 e 16 de março). Veja no gráfico abaixo:

 

Infelizmente, o Brasil ainda mantém uma cultura de subnotificação. Acredita-se que menos de 20% da violência doméstica seja denunciada. Ou seja: é possível que o número de agressões esteja próximo de 30.000 casos.

 

Vale lembrar que uma das principais estratégias para o enfrentamento da COVID-19 é o isolamento social, do qual decorre um aumento das tensões e conflitos existentes no ambiente familiar, tanto em razão das preocupações e angústias inerentes a esse momento, quanto pelo convívio mais próximo e até mesmo em razão das consequências econômicas da pandemia, como a queda na renda das famílias, desemprego, insegurança, etc.

 

Portanto, estejamos todos atentos, especialmente nesse momento, à questão da violência contra a mulher, que se dá na maioria das vezes, dentro de casa. E não se esqueçam: caso estejam passando por alguma situação de violência (física, psicológica, moral, sexual ou financeira) ou conheçam alguém que esteja passando por situações desse tipo, DENUNCIEM!

 

FORMAS DE DENÚNCIA

 

Os meios de denúncia por telefone são: 180 (Central de atendimento à mulher); 190 (Polícia Militar); Disque 100 (Disque Direitos Humanos).

 

AJUDA DA TECNOLOGIA:

 

No início do mês de março desse ano o Governo de Minas, em parceria com as forças de segurança do estado, lançou o aplicativo "MG MULHER", que tem por objetivo fornecer às mulheres vítimas de violência mais um instrumento de defesa diante da violência doméstica.

 

O aplicativo encontra-se disponível gratuitamente para download nas appstores dos sistemas operacionais Android e IOS. Ao baixá-lo, as mulheres terão acesso a diversos conteúdos sobre violência doméstica, que poderão auxiliá-la no momento de tomada de decisões.

 

Além disso, o aplicativo permite à mulher criar uma rede colaborativa de familiares, amigos e pessoas confiáveis que poderão lhe ajudar de forma rápida em uma situação de perigo.

 

Outra novidade vem do Governo Federal. Para tentar conter essa onda de violência que segue crescendo, o governo lançou uma atualização do aplicativo Proteja Brasil. Antes, o app apenas apontava a delegacia mais próxima para que a vítima buscasse ajuda. Agora, é possível já realizar a denúncia pelo celular.

 

O app está disponível para celulares que trabalhem com Android e iOS. As denúncias realizadas pelo smartphone têm o mesmo peso do que as realizadas pelo telefone ou presencialmente. Ademais, é possível anexar fotos e vídeos.

 

O app serve para todas as denúncias de violência contra qualquer pessoa, seja agressão física, verbal ou sexual.

E lembrem-se: GARANTIR O BEM-ESTAR DAS MULHERES É DEVER DE TODA SOCIEDADE!

 

A Prefeitura de Arcos valoriza a informação principalmente nessa época de pandemia! Uma informação pode salvar uma vida! 

VEJA TAMBÉM