• 18/04/2024
07 Fevereiro 2020 às 17h37
Atualizada em 05/05/2020 às 01h02
Fonte de Informação: Lorene Pedrosa

Inquérito que apura explosão em padaria caminha para o encerramento

Nesta sexta-feira (7), o acidente que deixou a população da cidade estarrecida e ganhou repercussão nacional completa três meses
Ultimas Notícias

   No dia 7 de novembro do ano passado uma explosão de forte intensidade foi registrada durante a madrugada na avenida Guiomar Garcia Neto, no Centro de Formiga, fazendo vir abaixo a estrutura de uma padaria,  danificando edificações que ficavam ao redor e em vias próximas.

 

   A explosão provocou a morte de um profissional da padaria; o padeiro Leone Márcio Augusto, de 22 anos, que no momento do acidente, havia acabado de chegar ao local para dar início ao dia de trabalho.

 

   Três meses exatos após o acidente que deixou a população da cidade estarrecida e ganhou repercussão nacional; o Últimas Notícias buscou informações junto ao delegado à frente do caso, Ricardo Augusto de Bessas, após ter informações, até então não oficiais, de que o laudo pericial já se encontrava em poder da autoridade policial.

 

   Além de confirmar a informação sobre o laudo pericial, o delegado afirmou que a perícia apontou que a explosão foi provocada pela combustão de grande volume de gás. Informou ainda, que o acidente ocorreu por ação humana, porém, a perícia não conseguiu reunir elementos capazes de indicar o agente causador.

 

   Em entrevista ao UN, Ricardo Bessas disse que o Inquérito Policial caminha para o encerramento e fez algumas considerações importantes, explicando que não são investigadas ações dolosas, apenas a responsabilidade não intencional dos envolvidos. “A investigação policial em tramitação apura os crimes de explosão culposa e homicídio culposo (quando não há intenção do agente em produzir o resultado, mas este ocorre em razão de sua imprudência, negligência ou imperícia)”.

 

O delegado Ricardo Bessas

(O delegado, Ricardo Bessas)

 

    Sobre pontos importantes da apuração realizada até o momento, o delegado ainda elucidou que:

 

“1 – O laudo pericial é um documento importante da investigação policial, mas não é determinante, motivo pelo qual eventuais responsabilidades penais podem ser apontadas por outros meios probatórios, em especial, documental e testemunhal;

 2 – Apurou-se que o estabelecimento comercial iniciou suas atividades sem a necessária vistoria do Corpo de Bombeiros e que aguarda a resposta da Prefeitura Municipal de Formiga em relação a autorização de funcionamento (alvará);

3 – Há documento oficial expedido pela empresa instaladora do gás noticiando que a instalação se deu no imóvel de nº 163, embora a explosão tenha ocorrido no imóvel de nº 237 da av. Guiomar Garcia Neto”.

Sobre esse último ponto, Ricardo Bessas ressaltou que essa divergência é relevante e que precisa ser esclarecida, motivo pelo qual intimará a empresa responsável para prestar informações.

 

   O resultado da investigação é aguardado com ansiedade por muitos dos empresários que tiveram suas empresas destruídas ou parcialmente danificadas, e ainda por moradores da região, cujas casas foram afetadas pela explosão. Muitos destes mantém a esperança de ainda serem ressarcidos dos prejuízos que tiveram.

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024