• 18/04/2024
24 Janeiro 2020 às 14h45
Atualizada em 05/05/2020 às 08h47

Estudante arcoense embarca para intercâmbio na França por meio de processo seletivo do IFMG de Bambuí

Eduardo Goulart de 21 anos recebeu a oportunidade por meio da educação de viver 7 meses em território francês levando a cultura brasileiro para o país

   Eduardo Goulart é um arcoense de 21 anos que está a caminho de descobrir o exterior por meio da educação, o jovem cursa o sétimo período de Ciências Biológicas no Instituto Federal de Minas Gerais da cidade de Bambuí e recebeu a oportunidade por meio de um processo seletivo aberto pelo instituto.

 

   Eduardo foi selecionado para um serviço Cívico na França, e passará 7 meses no país em uma instituição de ensino, promovendo projetos culturais, levando a tradição e os costumes brasileiros para o território francês. O jovem participará de oficinas culturais para conhecer sobre a cultura francesa e irá trabalhar em setores da instituição que fará parte recebendo uma bolsa em dinheiro paga pelo governo da França.

 

    O processo seletivo ocorreu em três partes: Pela avaliação do currículo Lattes, prova de inglês oral e escrita e a entrevista com psicóloga e professores da comissão internacional do Instituto  Federal, e ele conseguiu passar por todas as etapas com sucesso, resultando assim na oportunidade de por meio da educação fazer um intercâmbio.

 

    Desde que Eduardo recebeu o resultado do processo seletivo promoveu formas para arrecadar a quantia para poder embarcar, vendendo coxinhas, brigadeiros e fazendo rifas, usando de suas habilidades culinárias uma oportunidade para juntar o valor necessário, estratégia que deu certo e resulto no embarque do jovem no próximo dia (27).

 

    Na França, Eduardo irá trabalhar com cavalos e lecionar mini cursos de português, atividade que envolve a licenciatura, que é o ramo de ciências biológicas que cursa no IFMG de Bambuí. Em entrevista perguntamos a ele o que espera de seu desenvolvimento pessoal e profissional no intercâmbio na França e o mesmo nos ressaltou a incrível oportunidade, que pode gerar para o mesmo mais chances profissionais no Brasil e no exterior também. Eduardo destacou que deseja voltar para o Brasil daqui sete meses com uma bagagem cheia de experiências, com vivencias positivas que possam agregar para o acréscimo em seu currículo.

 

    O propósito de Eduardo em terras francesas é aproveitar ao máximo a oportunidade que teve e conquistou, agregando conhecimentos para si no ramo cultural, educacional, gastronômico e musical, em conversa com o jovem o mesmo nos citou ainda “Pretendo levar para os franceses o nosso querido brigadeiro, a coxinha de frango, o marco no cenário musical brasileiro, o samba, axé, e MBP, além de outras características de nossa tradição! E espero trazer novos conhecimentos tanto científicos quanto culturais para o Brasil”.

 

    Eduardo segue para seu destino na França e registramos aqui mais uma inspiração arcoense, que leva um pouco de nossa cidade para as terras francesas.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024