• 25/04/2024
20 Janeiro 2020 às 10h05
Atualizada em 05/05/2020 às 07h11

Pericoronarite

A pericoronarite consiste em uma inflamação que afeta o tecido mole que recobre a coroa de um dente, sendo tipicamente observada nos dentes do siso ou terceiros molares, em especial os inferiores.

 

Esta condição costuma afetar jovens entre os 15 aos 24 anos de idade, pois é nessa fase que ocorre a erupção do terceiro molar.

 

A afecção em questão pode ser resultante de traumas ocasionados pelos dentes que estão em contato direto com a mucosa afetada, deixando-a edemaciada e, ao passo que o edema aumenta, a mesma fica mais susceptível aos traumas. A outra causa é o acúmulo de alimentos em uma bolsa presente entre o tecido mole e o dente parcialmente incluso. Uma vez que é difícil higienizar adequadamente esse ambiente, há uma proliferação de bactérias, resultando na infecção do local.

 

Dentre as manifestações clínicas estão:

- Dor;

- Inchaço da gengiva no local acometido;

- Presença de um mau gosto na boca, que pode ser causado pelo vazamento de pus da gengiva à cavidade oral.

 

Nos casos mais graves, essa dor pode refletir para o ouvido e cabeça, também pode causar um aumento de volume da face, dificuldade para deglutir, mal-estar, febre e trismo (dificuldade de abrir a boca).

 

O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação clínica realizada pelo dentista, no qual é observado se há algum siso parcialmente erupcionado. O dentista também pode solicitar radiografias para determinar o alinhamento dos dentes do siso.

 

Quando a pericoronarite é localizada, ou seja, quando não há a migração do inchaço e da dor, recomenda-se a realização de bochechos com água morna e sal, com antissépticos ou com água oxigenada 10 volumes. No caso de acometimento do dente, mandíbula e bochecha, pode ser necessária a realização de antibioticoterapia. Além disso, podem ser indicados analgésicos para aliviar a dor.

 

Nos casos graves ou recorrentes, recomenda-se a remoção cirúrgica do siso. Contudo, está é possível somente quando a infecção ou a fase aguda desta afecção não esteja presente, pois a extração de um dente infeccionado pode resultar na disseminação da infecção.

Fonte: odontodicas.com

 

 

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024