• 25/04/2024
16 Outubro 2019 às 17h29
Atualizada em 05/05/2020 às 01h53

Má oclusão

    Má oclusão é o desvio no qual os dentes da maxila não se ajustam harmoniosamente aos dentes da mandíbula. Maxila é o osso da face, onde estão inseridos os dentes superiores e mandíbula é o osso móvel onde estão encaixados os dentes inferiores.

 

            A má oclusão também pode ser prevenida, assim como outros problemas dentários. A especialidade que trata do mau posicionamento dos dentes na arcada é chamada de Ortodontia. A Ortodontia Preventiva se faz desde a tenra idade, quando a criança ainda está sendo amamentada.

 

            Nesta fase um hábito comum que pode ser prejudicial é o uso da chupeta. Se usada até a idade de 3 anos, ela não será tão prejudicial, mas passando dessa idade poderá causar algum transtorno na oclusão. Procure orientação com o Odontopediatrasobre como agir nesse caso. Quanto menos tempo a criança permanecer com a chupeta na boca, menos nociva será.

 

            Outro péssimo hábito da criança é o de “chupar o dedo.” Este hábito já é mais difícil de contornar. Não devem ser utilizados certos artifícios que alguns pais empregam como o de passar nos dedos da criança sal ou limão. Dos dedos sugados o pior deles é o polegar, pois além de aprofundar o palato, ele leva os dentes superiores para fora e os inferiores para dentro.

 

            Alguns hábitos menos prejudiciais, mas não menos importantes devem ser mencionados aqui, como o de ficar sentado com a mão apoiada num dos lados do rosto e dormir sempre do mesmo lado. Por último, os hábitos de morder lápis, abrir garrafas, roer unhas, cortar linha com os dentes devem ser desestimulados, pois podem causar problemas futuros.

 

            Como foi dito, a Ortodontia é a especialidade da Odontologia que trata dos desvios e das anomalias dento-faciais, proporcionando melhor aparência, mais conforto e saúde oral e até um bem estar psicológico através do aumento da auto-estima. Dentes bem posicionados permitem uma melhor higienização reduzindo a incidência de cárie e doença periodontal.

 

            No caso de crianças, os pais devem fazer o possível para que estas não percam nenhum dente de leite antes da época normal da esfoliação dentária, pois podem estar predispondo a criança a ter um problema de má oclusão no futuro.

 

            Se por algum motivo, a criança perdeu um dos seus dentes de leite antes da época normal, deve ser providenciado o mais rápido possível a confecção de um mantenedor de espaço, um recurso que manterá o espaço aberto até que o dente permanente esteja pronto para irromper na posição adequada.

 

            No adulto esta condição também deve ser observada. Quando se perde um dente, este deve ser de imediato substituído por um implante, pois se tal não acontecer corre-se o risco de se ter graves problemas oclusais. Nesse caso haverá necessidade de se colocar um aparelho ortodôntico para que os dentes voltem à situação primitiva e depois sim, partir para a confecção do implante.

 

            Por falar em aparelho ortodôntico, nunca devemos colocá-lo sem antes ter feito todo o tratamento restaurador dos dentes e observar também se a gengiva está em perfeito estado, sem nenhum processo inflamatório.

 

            Não se deve colocar aparelho fixo em pessoas que não possuem uma boa higiene oral e que têm um alto índice cariogênico. Nesses casos o candidato a aparelho deve primeiro se conscientizar da importância da escovação e providenciar medidas preventivas para baixar o índice de cáries.

 

            Quem usa aparelho fixo deve fazer uma limpeza profissional, ou seja, uma profilaxia, de três em três meses, pois a escovação dentária e o uso do fio dental torna-se muito difícil. O passa fio deve ser utilizado conforme instruções do ortodontista.

 

            Quando o aparelho for removido, além dos dentes estarem bem alinhados, devem também se apresentar em perfeito estado de saúde, assim como a gengiva. Não faz sentido você colocar aparelho para acertar uma situação e complicar outras. Portanto, a higiene deve ser dobrada em pessoas que usam aparelho fixo.

 

 

 

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 - Centro- Arcos (MG)

Fone: (37)3351-1086

 

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024