• 29/03/2024
25 Setembro 2019 às 23h15
Atualizada em 04/05/2020 às 05h49
Fonte de Informação: 63º BPM / 7ª RPM

Ação conjunta da Polícia de Militar de Itapecerica, o Sistema de Monitoramento “Olho Vivo”, e a Polícia Civil resulta na prisão de uma quadrilha

Ontem (24), a ação rápida dos militares do 3º Pelotão PM de Itapecerica/MG, junto a eficiência do sistema de monitoramento “Olho Vivo” foi importante na prisão de uma quadrilha que assaltou por engano uma residência no Bairro Silvio Dias.

 

   De acordo com levantamentos da Polícia Militar, o alvo da quadrilha era o tio de um suspeito de 28 anos, que foi preso pelos militares após uma perseguição na BR-494, em que o mesmo em uma motocicleta e sem motivos aparentes empreendeu fuga da guarnição policial, os militares acabaram logrando êxito com a prisão do suspeito de ter encomendado o roubo. Haja vista que o mesmo estava no local em que os quatro autores do roubo evadiram.

 

    Segundo a polícia, durante a abordagem o suspeito informou que era sobrinho do homem, o qual seria a vítima do roubo.

 

    Durante o desenrolar da ocorrência, os militares do Pelotão de Itapecerica, repassaram as informações e imagens do Sistema de Monitoramento “Olho Vivio” com as características dos suspeitos e dos veículos utilizados pela quadrilha, para todas as cidades da região, inclusive para Belo Horizonte, onde os suspeitos foram presos pela Polícia Civil (PCMG) e todos os bens da vítima foram recuperados.

 

    Dinâmica do fato: Foi visualizado pelo vídeo monitoramento na Praça São Francisco, quatro indivíduos em atitude suspeita, uma guarnição da Polícia Militar, foi empenhada para realizar a abordagem dos indivíduos, contudo, antes que chegassem ao local esses saíram em um Fiat/Palio Week trekking de cor cinza, modelo 2012. Os militares realizaram intenso rastreamento pelos bairros próximos, entretanto o veículo não foi localizado.

 

    Cerca de cinquenta minutos depois, compareceu ao quartel da PM de Itapecerica a vítima, uma mulher de 35 anos, relatando que foi a uma casa ao lado da sua e como era rápido, a deixou o portão aberto, e que quando voltou para casa, tinha um veículo em frente sua garagem.

    De acordo com o boletim de ocorrência, quando a vítima foi entrar em casa, um homem saiu do carro, e colocou um revolver em sua cintura, mandando ela entrar. Quando a vítima entrou, haviam outros dois indivíduos dentro de sua casa. Os três autores foram até o quarto da vítima, perguntando a todo tempo onde estava o cofre. A vítima tentou explicar que naquela casa não tinha cofre, mostrando em paredes do quarto que não existia cofre algum.

 

    Logo em seguida os autores amarraram as mãos da vítima junto aos pés, continuando a perguntar onde estava o cofre. Visto que não havia cofre no local, os autores perguntaram: “você não é casada com (Tal pessoa?); a gente sabe que tem cofre. Uma pessoa da família passou essa informação, vimos o carro na garagem” Diante disso, a vítima falou: “meu marido não é a tal pessoa que você mencionou, o carro é parecido, mas não é aqui.”. Os autores, ao perceber que entraram na casa errada, falaram: “é dona, você deu azar. Não gostamos de roubar pobre”. Sendo assim, os autores pegaram vários pertences da vítima e evadiram do local, sentindo a BR-494.

 

   Já no início da tarde, foi recebido no quartel de Itapecerica a informação de que havia um veículo abandonado cerca de três quilômetros depois da saída de Itapecerica. Os militares foram até o local e confirmaram que tal veículo foi o utilizado no roubo, havendo suspeitas de que o veículo seria produto de crime, haja vista que o lacre da placa estava rompido. Ao verificar o chassi do veículo, foi constatado que se tratava do veículo com placa de Belo Horizonte (MG), contra o qual consta impedimento de roubo/furto.

 

   O perito de plantão foi acionando, o qual compareceu no local e realizou o trabalho de praxe. Durante o encerramento do REDS, que tem como conduzido o suspeito de 28 anos que foi preso ao empreender fuga da Policia Militar, a 21º Delegacia de Polícia Civil de Itapecerica informou que o Delegacia Especializada em Crime contra o Patrimônio estava com a custódia dos autores no município de Belo Horizonte/MG, sendo encontrado na posse deles os bens pertencentes a vítima, os quais foram reconhecido pelas imagens captadas pelo sistema olho vivo, tendo a 21º Delegacia de Polícia de Itapecerica repassado a qualificação dos autores com idades de 23,25,26 e 28 anos.

 

    As imagens do sistema de monitoramento “Olho Vivo” foram fundamentais na identificação do veículo, que através da placa, a polícia civil em Belo Horizonte, chegou até os suspeitos, realizando a prisão dos mesmos, bem como a apreensão do veículo utilizado no crime e recuperando todos os objetos roubados da vítima.

 

    As imagens capturadas pelo sistema olho vivo foram arquivadas para constituir prova visando subsidiar as investigações criminais.

    Devido a ação integrada entre a Polícia Militar de Itapecerica, o Sistema “Olho Vivo”, Polícia Civil de Itapecerica e Belo Horizonte, foi possível prender essa quadrilha e recuperar os bens que foram roubados da vítima.

VEJA TAMBÉM