FOME é uma sensação fisiológica do corpo humano, resultado da ausência de ingestão de alimentos por um determinado período de tempo. É quando o organismo percebe que necessita de novas fontes de nutrientes para manter suas atividades. Muitas pessoas que entram em processo de emagrecimento, desistem no meio do caminho e um dos principais motivos é a fome. Ela é regulada por dois hormônios, a GRELINA que é fabricada principalmente pelo estômago quando se está em jejum, pois sua função é passar ao hipotálamo a mensagem de que está na hora de se alimentar e a LEPTINA que é fabricada pelas células adiposas que estocam gordura estimulando o hipotálamo a reduzir a vontade de comer e aumenta o gasto energético. Ou seja, enquanto uma traz a FOME, a outra traz SACIEDADE.
Controle a grelina comendo e dormindo melhor! Ficar longos períodos sem se alimentar, ou dar para o corpo uma quantidade menor de nutrientes do que ele realmente necessita confunde o cérebro, e a produção destes dois importantes hormônios e de diversos outros é prejudicada. Vários estudos associam a qualidade do sono com a regulação hormonal, porque muito dos hormônios são produzidos também enquanto estamos dormindo, inclusive GH, grelina e a leptina. Se você dorme mal, provavelmente tem essa produção prejudicada e pode sentir mais fome por conta disso ao longo do dia.
Fique atento aos itens a cima, e tente regularizar essas questões. Caso persista um ”ratinho” dentro de vc converse com seu/sua nutri, que ele fará ajustes cabíveis no momento. Controle sua grelina e leptina e viva com saúde. Lembrando que, é necessário diferenciar fome física da fome emocional.
ANA LÚCIA GOÇALVES
Nutricionista Esportiva Funcional
Endereços:
Rua Álvaro Barbosa, nº85, Jardim Américo, Formiga- MG
Rua João Marçal de Melo, nº 222, Centro, Pains- MG
Rua Formiga, nº 301, Centro, Arcos- MG
Telefone: (37) 9 9949-6448
Este delicioso evento tem data marcada para o dia 21 de março,no Clube Renovação de Vidas (Trecho II da Avenida Sanitária). Os ingressos para o evento estão sendo vendidos por R$ 25,00 pelos vicentinos ou diretamente na sede do Conselho Central.
O condutor foi retirado do veículo e conduzido pelo SAMU para atendimento médico, não estando preso às ferragens. Não havia ninguém na residência no momento do acidente.
O capotamento de um caminhão e subsequentes colisões entre outros veículos durante uma forte chuva, causou ferimentos leves em um passageiro e a necessidade de socorro pela equipe do SAMU.
A guarnição foi acionada para conter um cão que, segundo relatos iniciais, apresentava comportamento agressivo em via pública.
O incêndio atingia uma área coberta por vegetação rasteira, predominantemente capim braquiária, sem a presença de árvores.
Foi aprovado com emenda o Projeto de Lei 1561/2020 de autoria do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes. Essa iniciativa transformará o espaço em um centro cultural para promoção da arte e preservação da memória local.