• 29/03/2024
22 Julho 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 19h09
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Prorrogado o prazo de recadastramento dos servidores públicos municipais

Atualização cadastral é importante para subsidiar de informações o projeto eSocial, do Governo Federal
ASSCOM

O Governo de Arcos anunciou na última sexta-feira (12) que foi prorrogado o prazo para o recadastramento de todos os servidores ativos e inativos até 15 de setembro de 2019, conforme decreto 5037/2019. 

No caso dos inativos, o recadastramento é feito pelo Recursos Humanos (RH), com apresentação da cópia dos documentos descritos em correspondência, que será enviada nos próximos dias para os servidores da Prefeitura Municipal de Arcos.

Os servidores ativos deverão efetuar o recadastramento através do Portal dos Servidores: http://172.16.0.1/portalservidor#/

A diretora de Recursos Humanos da Prefeitura, Wilma Aparecida Rodrigues ressalta que esta atualização cadastral é importante para o servidor ativo e inativo complementar o projeto eSocial. "É de extrema importância que todos os servidores atualizem seu cadastro, pois com o início do eSocial todos esses dados serão informados ao Governo Federal e é obrigação do servidor manter os dados atualizados nos informando de qualquer alteração”, disse.

O que é o eSocial?

O eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – é um projeto do Governo Federal que muda a forma de envio das obrigações tributárias de todas as empresas brasileiras, inclusive órgãos públicos.

De forma unificada e digital, o eSocial receberá as informações de folha de pagamento, FGTS, aviso prévio, escriturações fiscais, contribuições previdenciárias, entre outros.

 

RECADASTRAMENTO

 

O prazo para recadastramento foi prorrogado para 15 de setembro de 2019. Essa prorrogação se fez devido ao grande número de servidores que não fizeram o recadastramento e, portanto, ficariam com o pagamento de julho bloqueado, de acordo com o Decreto 5.037/2019. 

Com o objetivo de sanar as dificuldades dos servidores no acesso ao Portal do Servidor, segue um passo a passo:

  • O portal do servidor é acessado através dos links existentes no Site da Prefeitura Municipal de Arcos: http://www.arcos.mg.gov.br/

Há três caminhos disponíveis:

  • Na página inicial do Site da Prefeitura Municipal de Arcos:

  

  • No rodapé da página:

  

  • No Portal da Transparência > Portal do Servidor:

  

Clicando em qualquer um dos links, será aberta a tela de Login do Portal do Servidor. Clique em Primeiro acesso para criar sua senha :

 Tela do Primeiro Acesso:

 Será pedido CPF e dois outros dados.

Caso peça os três primeiros dígitos da carteira de identidade, desconsidere os pontos e digite apenas letras e números.

Caso peça o nome de sua mãe, desconsidere os acentos.

Caso peça o dia ou mês de seu nascimento, coloque sempre dois dígitos (ex: 06).

Se após digitar os dados, surgir uma mensagem de erro, faça contato com o RH, pois os dados inseridos no portal devem estar de acordo com o cadastro no nosso sistema.

Ao criar a senha, voltará para a tela de login, assim, basta digitar seu CPF e a senha que acabou de criar.

 A tela inicial do sistema abrirá. Clique em Alteração Cadastral:

 Abrirá uma tela com algumas dicas para a realização do recadastramento. Leia com atenção e depois marque a caixinha de CONCORDO e clique em Continuar.

A tela inicial do sistema abrirá com as suas Informações Pessoais. São quatro abas que contém dados para conferência.

 Todos os campos que estiverem com uma lateral vermelha, são de preenchimento obrigatório. O não preenchimento desses campos não permite salvar ou enviar para o RH.

 Caso algum documento esteja sem preenchimento ou com os dados incorretos, há um campo para que o documento seja anexado, através de digitalização. Sempre que necessário anexar algum documento, dê preferência para salvar o arquivo em formato PDF.

 Durante o preenchimento dos dados, conseguimos SALVAR o processo, assim aparecerá uma mensagem no topo da tela: “Cadastro está em Elaboração”. E somente após  todos os dados conferidos e alterados, deve-se clicar em ENVIAR PARA O RH, pois após este passo não é possível realizar alterações.

Após o envio das informações para o RH, aparecerá uma mensagem no topo da tela: “Aguardando Análise”. Essa é sua confirmação de que o recadastro foi realizado com sucesso.

.

VEJA TAMBÉM