Notícia

O inverno está chegando... Cuide da sua saúde!


Compartilhe:

O inverno está chegando!

Nessa época que antecede o inverno e no próprio inverno é preciso tomar alguns cuidados com a saúde: Prevenir é melhor que remediar!

Nessa estação a temperatura diminui, o ar fica mais seco. As botas, calçados fechados, roupas de frio e cobertores saem do armário. E é aí que se deve ter atenção. Por estarem guardados por muito tempo, podem ter acumulado ácaros, poeira e bactérias. É importante realizar a lavagem dessas peças que vão ser usadas. Assim como os cômodos da casa, ambiente de trabalho, deve-se manter limpos, arejados e livres de poeira. A limpeza também vale para aquecedores e ar condicionado, que acumulam muita poeira. Essa higiene toda deve ser feita para evitar problemas respiratórios muito comuns nessa época, alergias, asma, rinite, sinusite, resfriados e gripes.

Deve-se ter atenção também com o nosso organismo. No frio não sentimos muita vontade de tomar água, e em geral, não tomamos. É importante tomar muita água, mesmo no frio, para se manter hidratado. O contrário acontece em relação à comida, sentimos mais vontade de comer no frio. Então deve-se ficar atento para não abusar das comidas gordurosas, calóricas, frituras, e manter uma dieta saudável, mesmo no frio. Porque ninguém quer ganhar aquele peso extra, não é?

Nossa pele também sente muito no frio. Os lábios começam a rachar, a pele fica mais ressecada, os pés ressecam e racham. Então sempre tenha em mãos hidratantes corporais, de mãos e pés e o hidratante labial, para evitar que isso aconteça.

No frio também costumamos tomar banhos quentes. É importante não exagerar na temperatura, pois com a alta temperatura pele fica mais oleosa, podendo causar dermatite seborreica, no caso da cabeça, caspa. A temperatura também deixa os cabelos mais ressecados, menos macios e brilhosos. Além disso podem aparecer manchas na pele, causadas pela alta temperatura e tempo de exposição a ela.

É essencial ter um cuidado com as vias respiratórias, que são, na maioria das vezes, a porta de entrada dos vírus e bactérias. Nosso nariz tem um mecanismo de defesa contra esses vírus, bactérias, ácaros e poeira. Por isso é importante sempre higienizá-lo com soro fisiológico 0,9%, pelo menos uma vez ao dia. Assim evita-se muitos problemas respiratórios. Vale lembrar que descongestionantes nasais, que tem em sua composição outra substância, que não o soro fisiológico, podem viciar, além de causar arritmia, pressão alta e rinite medicamentosa. Nunca use por mais tempo que o indicado pelo médico. 

O cuidado com os pés também é essencial. Como usamos muito os calçados fechados, os pés ficam sem respirar e ficam num ambiente úmido, podendo acumular fungos e bactérias, e no caso dos fungos, causar micose. Higienize e seque bem os pés antes de calçar as meias, e dê preferência para meias de algodão, pois elas deixam os pés respirarem.

No mais, tenha cuidado com o vírus da gripe, que se espalha muito facilmente nesta época. Use sempre álcool gel para higienizar as mãos, principalmente para quem trabalha muito com pessoas. Lave sempre as mãos. Evite contato com pessoas infectadas e lugares muito aglomerados e fechados. Se aparecerem os sintomas da gripe, se cuide! Se hidrate e procure o médico e peça orientação ao farmacêutico.

 

Aline Dias

Farmacêutica da Rede Samonte Drogarias

CRF/MG 36557

COMENTÁRIOS

Veja outras notícias