• 19/04/2024
14 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 04h54

Aftas Bucais

A etiologia das aftas é desconhecida. Não se sabe ainda realmente qual é a causa deste distúrbio que nos traz tanto desconforto. Elas se apresentam como lesões ulceradas de forma redonda ou oval, única ou múltiplas, às vezes apresentando até oito ulcerações de uma só vez, no mesmo indivíduo. São mais frequentes nas mucosas internas dos lábios e das bochechas, na língua e no assoalho da boca. O tratamento atualmente é apenas sintomático, ou seja, apenas para aliviar a dor. Elas curam-se no intervalo de 7 a 14 dias espontaneamente, sem deixar cicatriz e podem repetir-se em intervalos regulares. Os sintomas consistem em sensação de ardência e dor.

Apesar de não se saber o que vem a causar afta, existem alguns fatores predisponentes que são: distúrbios gastrointestinais, ingestão de frutas ácidas, traumatismo, fatores psicológicos, fatores endócrinos, estresse emocional, e outros.

Clinicamente, estas lesões passam por quatro estágios, sendo os dois primeiros praticamente despercebidos pela falta de sintomatologia. É uma mácula (mancha), que passa rapidamente a pápula, que é uma pequena elevação vermelha da pele, num terceiro estágio apresenta-se em forma de vesícula, que logo se rompe, dando lugar a uma ulceração muito incômoda, que logo chama a atenção do indivíduo.

Esta ulceração, de dimensões variadas, vai desde a cabeça de um alfinete até uma lesão de uns 5 mm de diâmetro. Geralmente é arredondada ou oval e muito dolorosa.

Por um processo ainda não esclarecido, crianças com idade inferior a 10 anos dificilmente são acometidas por aftas. Certos tipos de alimentos podem precipitar as aftas, como por exemplo, o tomate, abacaxi, chocolate, carne de porco, amendoim, camarão, etc.

Quanto a terapêutica o que temos conseguido hoje é um tratamento paliativo. O formol deve ser contra-indicado. Para um alívio temporário pode-se usar: extrato de própolis, enxaguatórios bucais, analgésicos, pomada ou medicamentos tópicos à base de corticosteróides (Omcilon-A em orabase) e pomadas à base de xilocaína.

Se no prazo de 15 dias a afta não cicatrizar, a providência que deve ser tomada é procurar ajuda profissional imediatamente, pois já pode estar iniciando uma lesão cancerígena.

Então, o médico ou o dentista vai orientar o paciente sobre as medidas a serem tomadas.

 

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 - Centro- Arcos (MG)

Fone: (37)3351-1086

Dr.JoséDonizettiVieira
Dentista
Aftas Bucais
Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024