• 29/03/2024
15 Maio 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 02h39
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

CAPS promove ações de conscientização na semana de Luta Antimanicomial

Campanha de combate ao preconceito e atividades de inclusão social foram os focos das atividades

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vem realizando, ao longo da semana, várias ações afirmativas alusivas à semana de Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. Este movimento se caracteriza pela luta por equiparação de direitos das pessoas com sofrimento mental.

Na segunda-feira (13) os usuários que são assistidos por este equipamento participaram do ‘Dia da Beleza’ no Salão Marimar, onde receberam vários procedimentos estéticos, como corte e escova de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure. Já nesta terça-feira (14) eles estiveram no Espaço Nordesta, para um piquenique, e também se divertiram com as atividades lúdicas. 

A Casa de Cultura vai expor na quarta (15) e quinta-feira (16) os trabalhos que são desenvolvidos nas oficinas terapêuticas do CAPS. E na sexta-feira (17) no período da manhã acontecerá uma caminhada pelo centro da cidade, com a distribuição de informativo e conscientização de combate ao preconceito às pessoas com sofrimento mental.

 

Luta Antimanicomial

Este movimento se caracteriza pela luta por equiparação de direitos das pessoas com sofrimento mental. E atua no combate à ideia de que se deve isolar este segmento social e na desconstrução de preconceitos que cercam esta doença.

O Movimento da Luta antimanicomial ainda faz lembrar que assim como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e de receber o cuidado e o tratamento.

Arcos

VEJA TAMBÉM