O câncer de boca é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, na parte posterior da garganta, nas amígdalas, nas glândulas salivares, na gengiva, na língua e no assoalho bucal.
O câncer de lábio é mais frequente em pessoas de pele clara, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.
O câncer de boca acomete principalmente pessoas que fumam e os riscos aumentam quando o tabagista é também consumidor de bebida alcoólica.
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são:
- Idade superior a 40 anos
- Vício de fumar cachimbos e cigarros
- Consumo de álcool
- Má higiene bucal
- Uso de próteses dentárias mal-ajustadas, e outros.
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Dificuldade para falar, mastigar e engolir, dor e presença de ínguas (caroço no pescoço) são sinais de câncer da boca em estágio avançado.
Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção, usar filtro solar e chapéu de aba longa, principalmente no período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde (dentista ou médico) pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Esses exames devem ser feitos de 6 em 6 meses e mensalmente toda pessoa deve fazer o auto-exame bucal.
Se você não fuma, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal.
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086
Este delicioso evento tem data marcada para o dia 21 de março,no Clube Renovação de Vidas (Trecho II da Avenida Sanitária). Os ingressos para o evento estão sendo vendidos por R$ 25,00 pelos vicentinos ou diretamente na sede do Conselho Central.
O condutor foi retirado do veículo e conduzido pelo SAMU para atendimento médico, não estando preso às ferragens. Não havia ninguém na residência no momento do acidente.
O capotamento de um caminhão e subsequentes colisões entre outros veículos durante uma forte chuva, causou ferimentos leves em um passageiro e a necessidade de socorro pela equipe do SAMU.
A guarnição foi acionada para conter um cão que, segundo relatos iniciais, apresentava comportamento agressivo em via pública.
O incêndio atingia uma área coberta por vegetação rasteira, predominantemente capim braquiária, sem a presença de árvores.
Foi aprovado com emenda o Projeto de Lei 1561/2020 de autoria do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes. Essa iniciativa transformará o espaço em um centro cultural para promoção da arte e preservação da memória local.