• 25/04/2024
13 Maio 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 10h36

Câncer de Boca

     O câncer de boca é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, na parte posterior da garganta, nas amígdalas, nas glândulas salivares, na gengiva, na língua e no assoalho bucal.

 

     O câncer de lábio é mais frequente em pessoas de pele clara, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.

 

      O câncer de boca acomete principalmente pessoas que fumam e os riscos aumentam quando o tabagista é também consumidor de bebida alcoólica.

 

       Os fatores que podem levar ao câncer de boca são:

 

- Idade superior a 40 anos

- Vício de fumar cachimbos e cigarros

- Consumo de álcool

- Má higiene bucal

- Uso de próteses dentárias mal-ajustadas, e outros.

 

     O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

 

    Dificuldade para falar, mastigar e engolir, dor e presença de ínguas (caroço no pescoço) são sinais de câncer da boca em estágio avançado.

 

     Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção, usar filtro solar e chapéu de aba longa, principalmente no período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

 

     O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde (dentista ou médico) pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer.       Esses exames devem ser feitos de 6 em 6 meses e mensalmente toda pessoa deve fazer o auto-exame bucal.

 

     Se você não fuma, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal.

 

Dr.JoséDonizettiVieira
dentista
câncerdeboca
Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024