• 29/03/2024
10 Maio 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 08h26

A menopausa e a importância da nutrição funcional

    A pré-menopausa é caracterizada pela irregularidade nos ciclos menstruais e sua diminuição de hormônios que ocorre no período de dois a quatro anos antes da última menstruação. 

 

   A menopausa é um processo biológico natural em que a menstruação acaba e geralmente, isso ocorre entre os 45 e os 58 anos. 


   
   A baixa da produção hormonal nesse período faz com que apareçam diversos sintomas como perda de lubrificação vaginal, diminuição da libido, ondas de calor, suor noturno, mudança de humor, irritabilidade, ansiedade, depressão, aceleração do processo de envelhecimento, que podem durar até um ano após a última menstruação.

 

    A nutrição funcional ajuda extremamente as mulheres a passarem por esse processo com menores sintomas, ela considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.


   
   Uma alimentação anti-inflamatória é ideal para melhorar a microbiota intestinal e garantir melhor absorção dos nutrientes bioativos que são essenciais para a melhora desse processo.

 

   Alguns produtos para acrescentar em sua alimentação para torná-la funcional e positiva para o seu bem-estar são a geleia real que possui ação anti-inflamatória, hipotensivas, vasodilatadoras e ajudam a melhorar os sintomas por interagir com receptores de estrogênio. O gergelim que possui um potente efeito estrogênico e alivia também os sintomas. A couve de Bruxelas, rúcula e o brócolis que melhoram o metabolismo da destoxificação. O romã exerce um efeito modulador e a cúrcuma que é um excelente antioxidante!

 

   Vale a pena mudar o seu hábito e ter uma alimentação equilibrada a fim de melhorar sua qualidade de vida, e passar pelos processos naturais com mais tranqüilidade!


   
   Marque sua consulta com a nutricionista Ana Lúcia Gonçalves e conheça os benefícios dessa dieta para esse período de sua vida!

 

ANA LÚCIA GOÇALVES

Nutricionista Esportiva Funcional

 

Endereços:

Rua Álvaro Barbosa, nº85, Jardim Américo, Formiga- MG

Rua João Marçal de Melo, nº 222, Centro, Pains- MG

Rua Formiga, nº 301, Centro, Arcos- MG

 

Telefone: (37) 9 9949-6448

menopausa
analuciagonçalves
nutricionista

VEJA TAMBÉM