• 19/04/2024
25 Abril 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 11h38
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Segunda Plenária de Saúde vai encaminhar quatro propostas para a Conferência Estadual

Profissionais de saúde e representantes da sociedade civil debatem temas importantes para os avanços da gestão da saúde

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (24), na Casa de Cultura, no Centro, a Segunda Plenária de Saúde do Município. A atividade contou com palestras dentro do tema escolhido para este ano, Democracia e Saúde: “Saúde como Direito e Consolidação do Acesso e Financiamento do SUS”.  A plenária final encaminhou 04 (quatro) propostas para a Conferência Estadual e Federal de Saúde, que acontece ainda este ano.

Após o encerramento da mesa de abertura - que contou com a presença de autoridades, o coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, contextualizou as iniciativas do município no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, principalmente destacando as ações que foram realizadas para reduzir a epidemia na cidade. Em seguida, o secretário Municipal de Lagoa da Prata e presidente do Conselho Municipal dos Secretários de Saúde da Região Oeste de Minas Gerais trouxe, em sua palestra, dados que sustentam o tema proposto para a plenária e deu ênfase aos avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora de Regulação da Secretaria de Saúde e secretária Geral do Conselho Municipal de Saúde de Arcos, Maria Cristina Ribeiro Borges Issa, as propostas discutidas durante os grupos de trabalho foram elencadas através das diretrizes traçadas pelo governo federal e através das análises dos dados dos municípios e em cima das maiores necessidades que o município está carecendo no momento.

Para ela, a realização da plenária faz com que o município aponte os principais diagnósticos de gestão de saúde e também democratiza a participação de todos na construção das propostas. “Esta plenária é uma ação democrática, que traz reflexão e discussão a respeito da saúde no município, estado e também no país. Hoje, esse encontro busca uma reflexão mais ampla do serviço de saúde como um todo. É um espaço extremamente democrático, com a participação dos profissionais de saúde, prestadores, usuários e do governo, principalmente para que todo mundo possa ter voz e colocar a sua opinião na construção dessas diretrizes para a nossa saúde, tanto municipal, estadual, quanto nacional, ” enfatizou.

De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, democratizar as discussões que envolve o progresso das políticas públicas de saúde possibilita avanços e melhorias nos serviços voltados para a assistência ao usuário. “Acreditamos que o debate promovido aqui nesta plenária vai nos trazer novos horizontes dentro das expectativas de melhorias continuadas no serviço de assistência à saúde do município. Além de ter a certeza que as nossas propostas que forem encaminhadas para as Conferências Estadual ou Nacional, serão de alto nível, ” pontuo.

Para a agente Comunitária de Saúde, Patrícia Cristina Mendonça, além do propósito de encaminhamentos e o consenso de ideias, esta atividade também proporciona a reciclagem de conceitos profissionais. “Este é o momento de observamos e debater as necessidades do município e também gosto deste formato democrático que é conduzida a plenária, principalmente pela troca de informações e de capacitação advindas de todas as palestras, ” ressaltou.

Arcos

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024