• 23/04/2024
24 Abril 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 08h25
Fonte de Informação: ASSCOM

Reunião Pública debate propostas para manter o funcionamento da Santa Casa

Instituições públicas e a população apontaram ideias para a reestruturação do hospital

Nesta última terça-feira (23), no teatro da Casa de Cultura, no Centro, o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Arcos, a Câmara Municipal de Vereadores de Arcos e a Santa Casa de Arcos, realizaram uma Reunião Pública de consenso de ideias e de apresentação de propostas de reestruturação da Santa Casa de Arcos, que, atualmente, devido à crise financeira que a instituição perpassa, corre o risco de interromper suas atividades.

 

Já na abertura do evento, os representantes da direção da Santa Casa manifestaram o desinteresse de continuar à frente da gestão administrativa, com argumentos e justificativas que apontam o declínio de arrecadação financeira, principalmente pela falta de repasses de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, até o início da reunião nenhum membro da sociedade havia manifestado interesse em assumir a provedoria ou criar uma chapa para concorrer às eleições na instituição.

 

 O Doutor Roberto Alves, representante do Corpo Clínico, ressaltou a importância que o hospital representa para a população arcoense e, em destaque, pelo significativo fluxo de atendimentos e de internações.

 

Já a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Juliana Amaral de Mendonça Vieira, que mediou o debate - e direcionou os encaminhamentos de sugestões de propostas e de ideias, pontuou que este será um momento de unidade de toda a sociedade civil para que as ações emergenciais e a longo prazo de recuperação da Santa Casa venham se consolidar gradativamente. Segundo ela, a partir de agora o Ministério Público fará um acompanhamento cotidiano de todas as ações que serão implementadas neste período de transição de provedoria e enfatizou a necessidade urgente de eleição de uma nova diretoria para o desempenho programado de gestão de restruturação, além de acrescentar a importância da instituição para todo o munícipio.

 

O prefeito, Denilson Teixeira, destacou o papel importante que a Santa Casa de Arcos tem para toda a população e durante a atividade, sugeriu alguns nomes de formadores de opinião e de empresários, que estavam presentes no evento, para aceitarem este chamamento e formar uma nova chapa que venha concorrer às eleições. “Acredito que com esta sugestão de uma nova diretoria compostas de pessoas de notório saber conseguiremos oxigenar novos rumos administrativos para a Santa Casa de Arcos, pois este é um hospital que há décadas atende a nossa população. É inadmissível deixar que suas atividades sejam interrompidas, ” disse.

 

No final, com a contribuição do Prefeito, ficou sugerido nomes de um grupo de pessoas da sociedade, que irão se reunir para viabilizar a chapa e conduzir o processo de restauração, apoiados pelo Ministério Público, implementando as medidas necessárias.

 

.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024