• 16/04/2024
04 Abril 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 01h59

Por que fazer massagem perineal na gestação com um fisioterapeuta? Marina Rezende responde

   A massagem perineal é uma técnica que consiste em alongar os músculos do períneo com auxílio dos dedos e tem potencial para diminuir a necessidade de episiotomia e dor perineal após o parto.

 

   Ao contrário de outros tipos de massagem, ela pode não ser muito agradável enquanto está sendo realizada, pois a sensação de alongamento dos músculos da vagina parece bastante estranha para algumas mulheres. 

 

   Teoricamente, a própria mulher pode realizar a massagem, o parceiro e/ou o fisioterapeuta. O que seria melhor? 

 

   Sempre que possível, recomendamos a realização pela própria mulher independente de outras pessoas, pois é uma oportunidade para ela perceber e conhecer o seu corpo e ter maior autoconfiança para o parto. Mas consideramos ser muito útil fazer também com auxílio de um fisioterapeuta! Por que?

 

   O fisioterapeuta avalia toda a musculatura do períneo antes de executar a técnica e prescreve exercícios específicos para cada musculatura.

 

   Nos casos de tensão muscular, o fisioterapeuta poderá identificar se essa tensão está vindo de outros lugares do corpo e poderá trabalhar com outros métodos, além da massagem, que podem repercutir no ganho de flexibilidade do períneo.

 

   O fisioterapeuta especialista nessa área tem maior habilidade para executar a técnica pelo seu tempo de treinamento e conhecimentos acerca das características dos músculos e tecidos do corpo.

 

   Então, fica a dica: aprenda a realizar a massagem perineal, o que deve acontecer a partir de 34/35 semanas de gestação, com auxílio de um fisioterapeuta para uma abordagem mais abrangente do seu assoalho pélvico!

 

Marina Rezende - CREFITO 4/263379-F
Fisioterapia Pélvica
Obstetrícia
Drenagem Linfática
Barras de Access
 
Endereço: Rua 25 de Dezembro, nº 652- Centro- MEDCLIN
Telefone: (37) 98834-7585/ 3351-3330
E-mail: [email protected]

 

 

MarinaRezende
fisioterapeuta
pélvica
terapeuta
quântica
barras
access
saúde
corpo

VEJA TAMBÉM

SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024
Latrocínio - Assalto termina em morte na manhã de hoje em Arcos

O latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte

11h49 11 Abril 2024