• 28/03/2024
21 Março 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 19h39
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Prevenção do Câncer de Colo do Útero é tema de atividade no PSF Santo Antônio

Dia Internacional da Mulher também foi lembrado pelos profissionais de saúde que organizaram o evento

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, os profissionais de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) Santo Antônio realizaram atividades alusiva a data e também ministraram uma palestra sobre a Campanha Março Lilás, de conscientização de prevenção do Câncer de Colo de Útero para as mulheres que compareceram nesta ação.

A enfermeira Renata Araújo Rodrigues levou orientações importantes de pré-diagnóstico deste tipo câncer, principalmente os sintomas da doença, como leucorreia (corrimento vaginal intenso), sangramento vaginal, dor pélvica, e dilatação abdominal. Caso sejam identificados alguns destes sintomas a paciente deve procurar o PSF mais próximo de sua casa para consulta médica e a solicitação de encaminhamento para a realização de exame citopatológico, o qual é recomendado uma vez ao ano para mulheres entre 25 a 64 anos.

Ela ainda ressaltou a importância da conscientização e dos cuidados com a saúde. “Esta ação é muito importante para que possamos esclarecer as dúvidas sobre o Câncer de Colo de Útero e, principalmente, orientar quais são os principais sintomas da doença, qual o tipo de exame específico e qual os procedimentos de tratamento,” salientou.

Ao final do evento, todas as mulheres receberam uma lembrancinha pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, e participaram de um café da manhã especial.

Arcos

VEJA TAMBÉM