• 20/04/2024
28 Fevereiro 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 03h31

A importância da Limpeza Odontológica Profissional

Muita gente sabe que a cada seis meses devemos ir ao dentista fazer um exame bucal, mas a maioria pensa que, se não houver restaurações para fazer, está dispensada de qualquer tratamento e até pode demorar um pouco para voltar da próxima vez. Esse é um engano comum que leva a muitos prejuízos. Procedimentos preventivos bem feitos é uma oportunidade de ter os dentes completamente limpos e saudáveis. Então, o que devo esperar de uma boa limpeza profissional no dentista?

            Vejamos:

 

  1. Remoção de placa bacteriana e tártaro.

            Pode ser feita manualmente, com instrumentos adequados para raspagem, com o uso de aparelho de ultrassom ou ambos. Quanto mais antigo for o tártaro, mais duro e aderido ao dente ele se torna, dificultando a remoção. Se o tártaro estiver muito dentro da gengiva ou o paciente sentir dor durante o procedimento, pode-se marcar outra sessão para fazer a remoção, com uso de anestésicos locais para maior conforto. Em alguns casos são necessárias várias sessões para conseguir livrar totalmente os dentes do tártaro.

 

            Algum sangramento durante a limpeza não se deve necessariamente a um ferimento da gengiva, mas ela pode estar inflamada (gengivite). Normalmente, quando tártaro e placa são removidos e é feita uma boa higiene diária, em poucos dias a gengiva para de sangrar ao ser escovada. No entanto se o sangramento persistir, retorne ao dentista.

 

  1. Uso do fio dental e orientação para uma boa higiene bucal.

            O dentista vai passar o fio Dental em todos os espaços interdentais e orientá-lo a usar corretamente a escova e o fio dental.

 

  1. Evidenciador de Placa.

            Consiste em passar em todos os dentes um líquido, que colore toda placa bacteriana ou tártaro. Quando demora a ser removida a placa bacteriana pode endurecer e calcificar, formando o tártaro. Ao colorir a placa, fica mais fácil tanto para o dentista remover a sujeira como para o paciente analisar, com o auxílio de um espelho, onde precisa melhorar a escovação ou o uso do fio dental.

 

  1. Jato de Bicarbonato.

            É um aparelho que produz um jato forte de água misturada com bicarbonato de sódio que serve para remover a placa bacteriana e mancha causada pelos alimentos e fumo. O bicarbonato de sódio utilizado não é o mesmo encontrado em supermercados, e sim um extrafino, para uso odontológico, próprio para limpeza e polimento dos dentes, sem causar desgaste no esmalte dos mesmos.

 

  1. Aplicação tópica de flúor.

            Consiste na colocação de flúor em gel nos dentes, após a limpeza, por um minuto; depois o excesso é eliminado. Não deve ser engolido. Após a aplicação deve-se aguardar meia hora antes de comer ou beber qualquer coisa.

 

  1. Agendamento do Retorno.

            Seis meses passam tão rapidamente que se você não deixar marcado o retorno, provavelmente se esquecerá. Para manter seus dentes em perfeito estado, o ideal é que os procedimentos acima sejam repetidos semestralmente. Fique de olho no calendário.

 

Fonte: Revista Vida e Saúde

 

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 - Centro- Arcos (MG)

Fone: (37)3351-1086

.
Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024