• 25/04/2024
12 Fevereiro 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 03h25
Fonte de Informação: AssCom

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realiza o plantio de 2.675 de mudas de árvores entre 2017 a 2018

Iniciativa de arborização da cidade
AssCom

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou nos anos de 2017 e 2018, o plantio de 2.675 (duas mil e seiscentas e setenta e cinco) mudas de árvores na região central e em vários bairros da cidade. O objetivo da prefeitura é promover aos cidadãos a consciência ambiental, a redução de danos, evitando impactos climáticos e proporcionar maior qualidade de vida.

Vale ressaltar que essa é uma ação permanente, mas que se torna necessário a importância do controle do desmatamento e, principalmente que a população tenha o caráter de denunciar qualquer forma de agressão e de vandalismo para com o meio ambiente, como destruição e depreciação de mudas de arborização que são plantadas em diversos pontos estratégicos do município. Somente na nova ETE - Estação Tratamento de Esgoto foram plantadas 180 mudas de árvores.

Esses dados divulgados pela secretaria apontam também que essa ação estabelece harmonia entre natureza e o urbanismo, além de gerar bem estar, qualidade do ar e estruturação da saúde pública, pois várias instituições de segmentos públicos e do terceiros setor alertam para os crescentes índices de registro de temperaturas altas e de doenças relacionadas à grande concentração de poluentes na atmosfera.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Robson José Correia, faz-se necessário que a população tenha conscientização da importância da preservação ambiental. “Vivemos em um momento delicado com relação ao nosso meio ambiente, pois vivenciamos constantemente com informações de aquecimento global e desmatamento desenfreado, assim ressalto a importância do comprometimento de todos na preservação de todos os recursos ambientais,” justificou.

Já o prefeito, Denílson Teixeira, destaca essa política pública de arborização da cidade. “Ao longo dos anos, Arcos perdeu a sua composição de árvores, em toda sua extensão urbana, mas estruturamos um projeto que já replantou e plantou diversas mudas por todo o município, principalmente em região de nascentes, pois perpassamos por uma crise hídrica aguda e se não desenvolvermos políticas ambientais imediatas enfrentaremos sérios problemas de abastecimento e de saúde,” ressaltou.

 

Tipos de mudas de árvores plantadas

Vale ressaltar que muitas árvores plantadas nas calçadas de Arcos, ao longo dos anos, são de espécies impróprias para arborização urbana, como a Sibipiruna, cujas raízes acabam por estragar calçadas, redes de esgoto, rede de água e imóveis, além de seus altos galhos se entrelaçarem nos fios de energia elétrica.

Atualmente, nas calçadas, são plantadas mudas de árvores de espécies próprias para arborização urbana, com raízes pivotantes e com alturas compatíveis com o local.

Escolhemos então mudas das seguintes espécies:

  • Resedá (Lagerstroemia indica): árvore considerada a “musa das calçadas” por causa de seu florescimento esplendoroso, não ter raízes agressivas, ser tolerante a podas drásticas e atinge até 8 metros de altura.
  • Ipê-Mirim (Tecoma stans): pode atingir até 6 metros de altura, sendo muito utilizada em calçadas e jardins por sua belíssima floração amarela que ocorre geralmente nos meses quentes, mas que pode perdurar durante o outono.
  • Escova-de-garrafa (Callistemon ssp): árvore de pequeno porte que pode alcançar até 7 metros de altura, sendo resistente à seca, possuindo uma floração exuberante, com flores no formato cilíndrico e sendo abundante na primavera.
  • Aroeira Salsa (Schinus molle): árvore cujas flores são amareladas e frutos são vermelhos, sendo de pequeno porte e podendo atingir até 8 metros de altura, de uso amplo no paisagismo em geral.
  • Lafontera (Laphantera lactescens): árvore muito exuberante, com cachos de flores amarelas pendentes e que florescem de Março a Agosto, apresentando crescimento moderado e sendo adequada para embelezamento de parques e jardins.
  • Quaresmeira (Tibouchina granulosa): árvore de beleza notável, de porte pequeno a médio, que pode atingir 12 metros de altura, cuja floração ocorre duas vezes por ano, sendo uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana.
  • Jerivá (Syagrus romanzoffiana): palmeira que pode alcançar até 15 metros de altura e chegar a 60 cm de diâmetro, com folhas longas de até 4 metros, arqueadas, pendentes e com inúmeros folíolos, possuindo um ar imponente e majestoso, sendo muito atrativo para a fauna silvestre.

Nas áreas verdes, foram plantadas espécies próprias do bioma Cerrado.

 

4.800 mudas de árvores foram doadas em 2017 e 2018

Foram realizadas campanhas de doação de mudas para a população no sentido de incentivar o plantio e a conservação de árvores:

  • 1.000 mudas na Semana do Meio Ambiente, em Junho de 2017
  • 2.000 mudas no Dia da Árvore, em Setembro de 2017
  • 1.000 mudas na Semana do Meio Ambiente, em Junho de 2018
  •    100 mudas no Dia da Árvore, em Setembro de 2018
  •    500 mudas doadas no 1º Prefeitura em Ação, em Outubro de 2018, na Praça de Eventos
  •    200 mudas doadas no 2º Prefeitura em Ação, em Novembro na Escola Municipal Olinda Veloso
Arcos

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024