• 15/03/2025
15 Janeiro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 09h49
Fonte de Informação: ASSCOM

Médico Especialista do Hospital Eduardo de Menezes conduz palestra de orientações de condutas clínicas de tratamento da Dengue

Profissionais da área de saúde de Arcos e região participaram da atividade realizada na Casa de Cultura

Na última segunda-feira (14), na Casa de Cultura, o médico Guilherme Luís Milanez, Especialista em Infectologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e também trabalha no Hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte, proferiu uma palestra para os profissionais da área de Saúde de Arcos e região, com orientações importantes sobre condutas clínicas efetivas no tratamento adequado de pacientes suspeitos de Dengue.

 

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de Arcos, Bambuí, Córrego Fundo, Divinópolis, Iguatama, Japaraíba e Lagoa da Prata acompanharam atentamente todas as informações fornecidas a respeito dos procedimentos clínicos específicos para o melhor desempenho curativo de pacientes sintomáticos da doença e como proceder aos protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Para o doutor e diretor Técnico do Corpo Clínico do Hospital São José, Stanley R. A. Correia, a capacitação veio de encontro para o entendimento de protocolos de saúde específico para o tratamento desta doença. “Tivemos aqui uma atualização de novas diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde o que irá gerar um padrão de igualdade de atendimento, amenizando a possibilidade de complicações e agraves de pacientes”, ressaltou.

 

A enfermeira da Unidade Provisória de Hidratação do Hospital São José, Maria de Lourdes Fonseca Pimentel, também ressaltou que este foi um momento de esclarecimentos técnicos e práticos de condutas clínicas. “A palestra nos trouxe informações novas de condutas adequadas de tratamento e de identificação do quadro clínico e do direcionamento correto de transferência de pacientes que requerem mais cuidados, além de outros esclarecimentos importantes”, destacou.

 

De acordo com o médico da SES e do Hospital Eduardo de Menezes, Guilherme Luís Milanez, se o profissional de saúde entender todos os procedimentos clínicos, a identificação da doença se dará mais rápida e com as medidas curativas apropriadas possibilitará a melhora do paciente. “É sempre importante o profissional de saúde estar atento e atualizado frente a esta epidemia, porque são quadros clínicos diversos, então o paciente pode ter vários sintomas, entre eles febre, dores no corpo, abdominal e nos olhos, vômito. Que são sintomas inespecíficos e ele têm que estar atento para conseguir detectar que é um caso suspeito de Dengue e começar instituir as medidas de prevenção, com hidratação oral, acompanhamento e realização de exames, quando necessário. Isso que vai impactar na sobre vida do paciente e da melhora rápida do quadro clínico”, enfatizou.

 

Conheça o perfil profissional do Médico Guilherme Milanez

Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical

 

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização - Residência médica

 

2006 - 2009

Hospital Eduardo de Menezes - FHEMIG

Residência médica em infectologia

 

 

.

VEJA TAMBÉM

Está chegando a Noite de Massas da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) de Arcos. Um evento delicioso e cheio de alegria para reunir família e amigos em um momento especial

Este delicioso evento tem data marcada para o dia 21 de março,no Clube Renovação de Vidas (Trecho II da Avenida Sanitária). Os ingressos para o evento estão sendo vendidos por R$ 25,00 pelos vicentinos ou diretamente na sede do Conselho Central.

14h38 14 Março 2025
Carreta perde o controle e acaba saindo da pista e colidindo com residência as margens da MG-170 em Pains

O condutor foi retirado do veículo e conduzido pelo SAMU para atendimento médico, não estando preso às ferragens. Não havia ninguém na residência no momento do acidente.

09h01 14 Março 2025
Rodotrem colide com caminhão capotado e gera engavetamento na BR354

O capotamento de um caminhão e subsequentes colisões entre outros veículos durante uma forte chuva, causou ferimentos leves em um passageiro e a necessidade de socorro pela equipe do SAMU.

19h49 13 Março 2025
Cão da raça Pitbull que apresentava comportamento agressivo em via pública é resgatado pelo Corpo de Bombeiros

A guarnição foi acionada para conter um cão que, segundo relatos iniciais, apresentava comportamento agressivo em via pública.

14h52 13 Março 2025
Corpo de Bombeiros combate incêndio em lote vago em área urbana de Arcos

O incêndio atingia uma área coberta por vegetação rasteira, predominantemente capim braquiária, sem a presença de árvores.

14h32 13 Março 2025
Aprovado projeto de lei que destina antiga delegacia para a Academia de Letras de Arcos (ALARC)

Foi aprovado com emenda o Projeto de Lei 1561/2020 de autoria do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes. Essa iniciativa transformará o espaço em um centro cultural para promoção da arte e preservação da memória local.

14h50 12 Março 2025