• 28/03/2024
14 Janeiro 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 15h06

Primeira Visita ao Dentista

O profissional especialista em cuidar dos dentes da criança é o Odontopediatra. Normalmente ele cuida de crianças de 0 a 12 anos de idade.

 A primeira visita da criança ao consultório deve ser a mais calma e tranquila possível, pois a primeira impressão é a que fica, e se a criança teve um bom atendimento na primeira sessão ela procurará colaborar nas demais e isso será bom tanto para o dentista, como para a criança e os pais.

 

            Há mais dentistas com medo de crianças do que crianças com medo de dentistas. Então, quando o pai ou a mãe for levar seu filho ao dentista, a primeira coisa que eles devem observar é se o dentista gosta de crianças. A criança capta as coisas com muita facilidade e não adianta tentarmos enganá-las; a melhor política é já na primeira sessão conversarmos francamente com ela sobre como será feito o tratamento dentário.

 

            Mesmo que a criança não se apresente com nenhuma cárie nos dentes, seria bom os pais levarem-na ao consultório dentário, para os primeiros contatos da criança com o dentista.

 

            Infelizmente, ainda hoje, muitos pais só levam seus filhos ao consultório do dentista, quando a criança se apresenta já com algum problema bucal. Os dentes de leite cariam, provocam dor, infeccionam tanto quanto os permanentes, se não forem cuidados adequadamente.

 

            Quando a criança deve começar a escovar os dentes? Desde que apareça dente na arcada, esses dentes devem ser limpos, não necessariamente com uma escova dentária, mas com uma gaze esterilizada ou a ponta de uma fralda limpa.

 

            Os pais devem fazer o possível para escovar os seus próprios dentes perto das crianças, para iniciá-las desde cedo nesse hábito.

 

            A escovação deve ser realizada pelos pais, pelo menos até a criança atingir a idade de 7 anos. Observar também se a criança não está ingerindo pasta dental, pois será prejudicial ao seu organismo. Passar o fio dental é importantíssimo e deve ser realizado também pelos pais.

 

            Sobre a alimentação da criança, até a idade de 6 meses, pelo menos, a mãe deve fazer o possível para amamentá-la no peito, pois o leite materno é o alimento mais importante para a criança dessa idade.

 

 

 

                                           Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista

CROMG: 9475

Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva

Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)

Fone: (37) 3351-1086

.
Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM