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Suspensão de energia causa transtorno a comerciantes no centro de Arcos

Em menos de 30 dias foram duas suspensões para manutenção na rede que duraram boa parte do dia.

Comerciantes da rua Getúlio Vargas, entre a São Geraldo e a Governador Valadares, ficaram novamente sem energia elétrica no dia 30/01 devido a manutenção da rede pública. Em menos de 15 dias a energia foi suspensa pela segunda vez para troca e manutenção da rede, afetando diretamente aos comerciantes.

Mesmo com o aviso prévio de desligamento sendo enviado, a grande reclamação dos comerciantes desta região é o horário em que o serviço é realizado pela empresa, ocasionando prejuízo no atendimento e vendas, transtornos com o impedimento da rua e perda de perecíveis

 

“ É um grande transtorno que poderia ser evitado. Hoje estamos aqui sem energia deste ás 9h da manhã e meu estabelecimento é uma restaurante, então eu preciso de energia para manter minha estufa quente, manter a churrasqueira ligada, fazer os sucos naturais para os meus clientes. É complicado, o cliente vem e passa na porta e a loja tá escura, ele acha que não tem nada e vai embora, e agora ainda fecharam a rua e não tem nem mais o fluxo das pessoas que passam por aqui a pé e de carro para almoçarem. A energia voltou era mais de 14h30, por que não podiam começar a realizar esse serviço depois das 16h ou num domingo em que o comercio está fechado, vai me afetar também, mas não afeta todo mundo igual vem afetado ultimamente. ”  Cilene Campos Ribeiro – Restaurante Hora do Almoço

 

“Nós não recebemos nenhum comunicado sobre o desligamento e manutenção de energia. É uma imensa falta de programação e comunicação de fato com os lojistas que nos afetou diretamente, pois neste dia a loja não conseguiu realizar nenhuma venda, não conseguiu receber nenhum pagamento, não conseguimos trabalhar! Devia ser avisado no rádio, nas redes sociais para que ninguém fosse lesado. Foi muito mal programado e nós não temos posicionamento. ” Dalmir Alves – Lojas Edmil

“ Hoje eles atrasam, mas não muito o prazo para a religação da energia. Mesmo assim eu acho que precisam ser mais organizados esses horários de manutenção. Tem que ser de uma forma que não prejudique o comércio. No meu caso não afetou muito hoje, mas teve cliente de outra cidade que veio na loja hoje e perguntou por que estávamos trabalhando no escuro. “ Suzana Abbade Carvalho – Loja Sal e Açúcar

“ Com o trânsito fechado e a loja escura, muita gente deixou de comprar. Não consigo realizar uma venda no cartão, não tem energia e não tem internet. Podia ser mais programado isso, janeiro já é tão difícil para a gente do comercio. ” Michele – Loja João e Maria

“ Eu me pergunto por que não fizeram esse serviço de uma vez só¿ Fecharam essa rua duas vezes em mês para realizar esse trabalho na rede elétrica. É difícil para a gente, atrapalha as vendas, atrapalha ir no estoque buscar uma mercadoria. Muito complicado isso. ” Juninho – Loja ZAP Calçados

“ Meu advogado já está com os papeis para entrar contra a CEMIG. Toda vez que acontece algum problema ou manutenção da rede elétrica eu fico prejudicado. Da última vez em dezembro que fogo na fiação da CEMIG eu perdi o ar condicionado, a cortina de ar e o frigobar. Quinze dias atrás quando eles estavam mexendo na rede elétrica de novo e a energia estava oscilando, queimou mais um ar condicionado. Só sobrou as lâmpadas e meu notebook por que não estava ligado na rede. Eu não entendo isso. Meu prejuízo só aumenta! “ Thiago Sena – Lojas Subúrbio

Esses são alguns dos relatos recebidos por nossa equipe. Diante de todas as declarações acima, os comerciantes deixaram claro que não são contra a manutenção da energia elétrica e nem contra quem precisa da manutenção. Eles apenas questionam que é necessária uma melhor programação de dia e horário por parte da empresa prestadora de serviço para não afetar drasticamente os moradores e os comerciantes desta região. Aos finais de semana, por exemplo, seria mais viável e mais seguro até mesmo pelo fluxo de pessoas na rua e no trânsito

 

Nota da empresa CEMIG:

Em atenção à reclamação de comerciantes da Rua Getúlio Vargas quanto à realização de desligamentos programados de energia em dias de semana, e a sugestão de que sejam realizados aos domingos, a Cemig esclarece que os desligamentos programados acontecem para obras de melhorias na rede elétrica, em vista do crescente desenvolvimento da cidade de Arcos. A obra que originou os desligamentos nesta região da cidade foi concluída no dia 30/01/2025.

É justamente acompanhando o desenvolvimento econômico do município de Arcos que a Cemig vem realizando serviços de manutenção preventiva e obras de expansão e melhorias no sistema elétrico. A companhia procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, porém, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário. Como nem sempre é possível concentrar os serviços necessários num único dia, eles são distribuídos ao longo da semana, e realizados inclusive aos domingos. 

Com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição em sua área de concessão, a Cemig realiza periodicamente a manutenção programada e a melhoria dos equipamentos de suas redes para garantir a confiabilidade e o fornecimento de energia para os seus mais de 9 milhões de clientes.

Por dia, a empresa realiza cerca de 160 serviços, chegando a 4900 manobras mensais e, até 2028, serão investidos R$ 23 bilhões em manutenção, melhorias e expansão na Cemig Distribuição, o maior plano de investimento da sua história.

 

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