Pesquisar

LGPD

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar nosso site, você aceita o nosso uso de cookies.
Política de Privacidade, e Termos de Uso.

storage/ads_banner/2051/68a46df674767.jpeg

O que está sendo feito pelo setor de Posturas, com relação aos lotes sujos em Arcos?

Mal começou o ano e os índices da Dengue já estão altos. Com a alta temperatura e as chuvas de verão – que seguem constantes desde dezembro de 2022 – o LIRAa de janeiro em Arcos ficou em 14,1%, índice considerado de alto risco para a proliferação da doença.

Fora as chuvas e a temperatura, algo que também contribui com o surgimento do mosquito Aedes Aegypti são os lotes sujos em toda a cidade, com mato alto e lixo espalhado, servindo como criadouro do mosquito.

Nas redes sociais, vários moradores de Arcos relatam casos de lotes sujos e com muito mato no município. Veja abaixo:

Internauta 1 – Não sou de vim falar aqui, mas já está sem condições a rua onde eu moro no bairro São Judas. Já reclamei várias vezes na prefeitura sobre esses matos e não tomam atitude nenhuma. Aparece sempre escorpião e cobras nas casas e no lote do lado da minha casa, onde o dono não vem limpar nunca, a gente sempre vê bichos entrando e saindo de lá. Já fiz várias reclamações na prefeitura e mandaram ligar no Poupa Tempo e nunca resolveram. Uma vergonha para eles”.

Internauta 2 – “O mato está baixo comparado aos lotes aqui do Sion, próximo à sucata... Dá até medo de passar, a noite está muito perigoso”.

Internauta 3 – “Tem um terreno aqui atrás da quadra de esportes do Jd. Esplanada. Para você que paga aluguel vou te dar uma dica, o terreno parece não ter dono, matagal está daquele jeito, só tomem cuidado com cobras e onças. Mais ou menos 1000mts2. Da para abrigar umas 5 famílias no mínimo”.

 

Setor de posturas

Para resolver esta questão no município o setor responsável é o de Posturas. Por isso, a reportagem do Portal Arcos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber sobre como estão os trabalhos deste setor com relação aos lotes sujos do município.

Tendo em vista a grande quantidade de lotes sujos na cidade e o alto índice do LIRAa deste ano, perguntamos se o setor de Posturas pretende iniciar a notificação coletiva, solicitando a limpeza de todos os terrenos no município e aplicando multa nos casos de descumprimento.   

Em resposta, a assessoria de comunicação informou que: “em face aos indicadores apontados no último LIRAa, a Secretaria de Saúde está finalizando o plano de ação e analisando quais medidas efetivas vão ser tomadas. O plano será divulgado em breve”.

Caso não seja realizada a notificação coletiva no município, perguntamos o que o setor de Posturas pretende fazer para contribuir com o setor de Endemias e de Saúde, tendo em vista que os lotes sujos contribuem com a proliferação da Dengue.

Em reposta, eles informaram que o Setor de Posturas continuará fazendo notificações que, segundo eles, têm dado bons resultados.

 

49 fiscalizações neste ano

Quanto às notificações, neste ano de 2023 já foram realizadas 49. Em 2022, foram realizadas o total de 252 notificações, onde 67,68% foram atendidas, 17,68% foram devolvidas devido o destinatário não ter sido encontrado, e 6,71% estão em andamento. Quanto às multas, das 252 notificações apenas 49 (19,4%) multas foram emitidas.

 

Como denunciar?

Para quem quiser denunciar casos de lotes sujos com muito mato ou lixo, é só entrar em contato com a ouvidoria da Prefeitura Municipal, pelo número (37) 3351-7555. Ou no setor de posturas pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]

 

Veja também: