• 18/04/2024
12 Agosto 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 19h46
Fonte de Informação: Asscom

Inaugurado o Centro de Interpretação Ambiental da Estação Ecológica do Corumbá

   Às 15 horas do dia 09 de agosto, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugurou na comunidade do Corumbá - divisa de Arcos e Pains - o Centro de Interpretação Ambiental de Estação Ecológica.

 

    O prédio do instituto, construído pela Companhia Siderúrgica Nacional/Arcos, em atendimento às condicionantes dos processos de licenciamento ambiental da mina da bocaina, proporcionará à comunidade novas oportunidades para as atividades de educação ambiental, de interpretação do ambiente e da vida humana.

 

    O novo Centro abrigará um acervo de aproximadamente 100 peças arqueológicas, dentre elas machados líticos, batedores, urnas funerárias, fragmentos de cerâmicas, fóssil e uma réplica da cabeça de uma preguiça gigante. Além de um auditório para palestras e outras atividades educativas.

 

    Várias autoridades marcaram presença: o diretor geral do IEF, senhor Antônio Augusto Melo Malard; o prefeito de arcos, Denilson Teixeira; o prefeito de Paíns, Marco Aurélio Rabelo Gomes; e seu vice Geraldo de Oliveira do Couto; a gerente da estação ecológica, Yustane Lerissa Veiga Lopes; o gerente geral de cimentos da CSN Arcos, Ednaldo Cruz Gomes; o Secretário de Cultura de Arcos, Sérgio Garibaldi; o Secretário de Meio Ambiente de Arcos, Robson Corrêa; o Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Pains, Lourenço Magela Silva Oliveira; e a promotora de justiça, Juliana Amaral.

 

Homenagens

 

    Após a execução do hino nacional brasileiro, executado pelos músicos da Orquesta da Fundação CSN, e dos pronunciamentos, foram feitas homenagens aos colaboradores que prestaram relevantes serviços à estação ecológica e que contribuíram para o desenvolvimento e integração da unidade de conservação, permitindo que esta se tornasse referência em preservação e atendimento ao público. São eles: José Wilson Neves (servidor aposentado do IEF, ex-gerente da estação ecológica, e hoje, membro do conselho consultivo); Adelton João da Silveira (monitor ambiental); Maxwel Rafalski do Rego (monitor ambiental); Paulo Sérgio Silveira (agente da estação ecológica); Gilmar Pereira de Sousa (viveirista); e João Alves da Cunha (viveirista).

 

Visitas

 

    O Centro de Interpretação Ambiental da Estação Ecológica do Corumbá ficará aberto para visitação de terça a quinta-feira, de 07h30 às 16h, e na sexta-feira de 07h30 as 15h - para dias úteis (feriados e pontos facultativos não abre). No caso da visita de grandes grupos, deverá ser feito agendamento pelo telefone do IEF - 37-3351-5487.

museu
arcos
pains
inauguração

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024