Centro Oeste / Região Centro Oeste

Giro 192

Fique por dentro das ocorrências atendidas pelo SAMU neste fim de semana

Portal Arcos traz para você o giro com as principais notícias do SAMU Oeste!

 

Agressão física em Divinópolis.

A central de regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 03:09 desta terça-feira (23), para atendimento de uma agressão física, na Rua Goiás, Centro de Divinópolis.

Ao chegar no local a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Divinópolis encontrou a vítima, um homem, de 41 anos, consciente e queixando dor no braço direito.

Ele recebeu assistência da e foi encaminhado para a UPA de Divinópolis.

 

Parto em Candeias.

A central de regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 03:30 desta terça-feira (23), para atendimento de uma gestante, no Bairro Parmalat, em Candeias.

Ao chegar no local a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Candeias encontrou a paciente, de 20 anos, em trabalho de parto. Conforme orientação do médico regulador, a equipe seguia com a paciente e a mãe para a Santa Casa de Campo Belo e aproximadamente nove minutos do início do deslocamento da ambulância, o anúncio do início do nascimento. O condutor a parou em um local seguro e a equipe realizou o parto. 

Para o Condutor Socorrista, Nilson Porto, e para o Técnico em Enfermagem, Elismarcis Ribeiro, foi um momento desafiador, mas muito gratificante. "Foi uma experiência ímpar em nossas vidas! Sentimento de gratidão por ter participado deste momento tão especial, ter trazido uma vida ao mundo! Sensação de missão cumprida e ter realizado um bom atendimento.", contam emocionados.

Após o nascimento e os primeiros atendimentos na ambulância, o trajeto foi concluído até a Santa Casa de Campo Belo para atendimentos secundários. Os dois estavam bem. O bebê é um menino e se chama Pedro Miguel. 

Desde o início do funcionamento na Região Oeste, este é o 28° parto com participação de uma das equipes SAMU.

 

Parada cardiorrespiratória revertida em Lagoa da Prata.

Na manhã desta sexta-feira (19), a central de regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado para atendimento de um paciente que estava com desconforto respiratório, no Bairro Gomes, em Lagoa da Prata.

Ao chegar no local a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) composta pelo Condutor Socorrista, Lindomar Ribeiro, e pela Técnica em Enfermagem, Lidiane de Castro, encontrou a vítima, um senhor de 62 anos, com esforço respiratório e rebaixamento do nível de consciência. Ao ser colocado na ambulância para encaminhamento ao pronto atendimento o paciente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória (PCR). Manobras de ressuscitação foram iniciadas pela técnica e a viatura se deslocou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa da Prata. Em um trabalho integrado das equipes a PCR foi revertida.

Ainda na sexta-feira, na parte da tarde, o paciente foi transferido da UPA de Lagoa da Prata para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Formiga.

 

Parada Cardiorrespiratória revertida em Itaúna.

Às 05:52 a central de regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado para atendimento de um senhor que estava passando mal, no Bairro Novo Horizonte, em Itaúna. 

A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna, composta pelo Condutor Socorrista, Luciano Lopes, pelo Enfermeiro, Franklin Rocha, e pelo Médico Gustavo de Melo, seguiu para o atendimento e ao chegar no local encontrou o senhor de 77 anos em parada cardiorrespiratória (PCR). Imediatamente iniciaram as manobras de ressuscitação e após 25 minutos conseguiram a reversão. Logo em seguida o paciente foi encaminhado para o Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna.

De acordo com testemunhas, o senhor estava com sua esposa em um ônibus, seguia para uma consulta médica, pois não estava bem há alguns dias. Durante o trajeto se sentiu mal e o motorista do coletivo parou em um ponto de ônibus e ligaram para o SAMU. A equipe chegou rapidamente e conseguiu salvá-lo.

Mais fotos desta notícia

Tags .

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos