Centro Oeste / Divinópolis

Seminário sobre Economia Criativa e Inovação inaugura 1ª edição do programa ACELERADORA ATIVA em Divinópolis (MG)

O evento reúne pesquisadores, especialistas e empreendedores culturais nas áreas de design, moda, artes cênicas, música, audiovisual, artesanato, patrimônio e gastronomia, entre outras. O objetivo é compartilhar conceitos, estratégias e experiências de pessoas que utilizam cooperação e criatividade

Com os novos tempos e a necessidade de se adaptar, muitas pessoas em todo país têm mudado suas trajetórias para investir em um bem ou serviço de forma criativa. No dia 1º de agosto, quinta-feira, Divinópolis - conhecida historicamente por sua vocação empreendedora -, abriga o Seminário “Economia Criativa e Inovação”, que vai propor discussões sobre economia criativa dentro do segmento cultural. A atividade dá início ao programa ATIVA que, de agosto a novembro de 2019, promove na região o estímulo à profissionalização e à geração de renda a partir do investimento em formação, fomento e disseminação de serviços e produtos desenvolvidos por artistas, artesãos e profissionais da cultura. O seminário, que pertence à primeira fase do programa, será realizado no Teatro Municipal Gravatá, de 13h30 às 20h, aberto ao público de Divinópolis e de todo Estado. A entrada é gratuita, com inscrições pelo Sympla. A casa está sujeita à lotação (capacidade: 296 pessoas). Mais informações para o público nas redes sociais: @aceleradoraativa e https://www.facebook.com/aceleradoraativa. Este projeto é realizado pela Imago design e eventos com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

Durante uma tarde de trabalhos, pesquisadores e empreendedores culturais irão discutir novos conceitos e estratégias em torno da economia criativa e compartilhar experiências. A abertura será às 14h com fala do empreendedor local, Igor Bastos, que coordena o Comitê de Economia Criativa Vale do Rio Pará - criado em janeiro deste ano, com o objetivo de fortalecer a economia de Divinópolis e região.  A mesa 1 começará às 14h30 com o tema “Territórios criativos: da margem para o centro” e palestra da professora e pesquisadora Design e Inovação Social, Juliana Pontes. Participarão também Kamila Brito, hacker e especialista em Inovação do projeto “Barco Hacker” (Belém, PA) e o empreendedor e artista independente, Kdu dos Anjos, do “Lá na Favelinha” (BH, MG). Às 17h, a mesa 2 abordará o tema “Inovação em rede: novas dinâmicas de produção” seguida de palestra sobre processos colaborativos da agente de inovação na TroposLab, Elena Campos. Logo após, serão apresentadas a iniciativa Evoé Incentivo Cultural (BH, MG), com a fundadora da plataforma de financiamento coletivo, Bruna Kassab (BH/MG), e a trajetória do professor de criatividade, colaborador da Perestroika (BH, MG) e  diretor do MECA Festival, Cleu Oliver (São Paulo, SP).

 

“Diante do atual contexto político e econômico do país, é fundamental considerar a inteligência criativa de agentes culturais como uma força potencialmente geradora de ativos e inovação social”, destaca uma das coordenadoras do programa, a empreendedora social, educadora e consultora em Economia Criativa, Joana Meniconi.

 

Ao final do Seminário, às 19h, haverá lançamento do EDITAL para a aceleração de projetos culturais e artísticos que tenham como propósito desenvolver a área cultural de Divinópolis e região, com profissionalização e geração de renda. Serão selecionados 10 empreendedores da cidade para vivenciarem imersões e capacitações com representantes da pesquisa e do empreendedorismo cultural criativo em Belo Horizonte como Osmar Alves de Oliveira Neto, Laísa Bragança, Romulo Avelar, Carolina Braga, Fernando Maculan, Andreia Costa e Joana Meniconi.

 

Como apoio, o programa irá oferecer a capacitação em metodologias de negócios de inovação, recursos financeiros para o desenvolvimento de novos produtos e apoio na comunicação institucional das iniciativas, por meio da impressão de peças gráficas e produção audiovisual. 

 

PROGRAMA ATIVA 

ATIVA é um programa de formação, fomento e disseminação de serviços e produtos desenvolvidos por artistas, artesãos e profissionais da cadeia da Economia Criativa a ser realizado em Divinópolis (Minas Gerais) entre agosto e novembro 2019. Serão promovidos 4 ciclos de ações compostas por: (1) Seminário, (2) Imersão para cocriação dos produtos e serviços, (3) Mentorias, com nomes de peso da economia criativa no Estado, que irão trabalhar necessidades específicas de cada empreendimento. No encerramento, haverá (4) Mostra final para apresentação dos resultados, aberta à população geral de Divinópolis e que contará com a participação de outros atores do setor artístico e cultural da região. A programação de lançamento dos produtos das iniciativas contará também com apresentações de artistas locais.

 

EMPREENDEDORISMO CRIATIVO CULTURAL

Segundo o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em 2016 o setor gerou R$ 155,6 bilhões de economia brasileira durante um ano. Estes números expressivos reforçam a importância do setor para o desenvolvimento do país. 

 

O ATIVA - programa de aceleração de projetos culturais - optou por focar em iniciativas, dentro da economia criativa, ligadas às áreas de Design, Moda, Expressões culturais (Artesanato, patrimônio e gastronomia), Patrimônio e Artes, Música (shows e gravações de CD), Artes Cênicas (formação e produção de espetáculos), Editorial (Edição independente de livros, jornais, revistas, entre outros) e Audiovisual (vídeo, áudio e multimídia, filmagens e produção de vídeos, games).

 

“Estamos vivendo um momento de sucessivos cortes nas políticas públicas sociais e culturais. O orçamento público da Cultura que sempre foi enxuto está cada vez menor. Neste contexto é fundamental que artistas e produtores culturais criem alternativas para viabilizar seus trabalhos e gerar receita própria”, afirma Joana Meniconi.

 

A designer e gestora cultural com atuação na formação e desenvolvimento de projetos criativos - também coordenadora do ATIVA ACELERADORA -, Andreia Costa, acrescenta que muitos artistas e grupos criativos têm tido bons resultados associando essas novas formas de pensar e fazer a cultura e se tornado referência. “Eles estão em permanente conexão com seus valores culturais e simbólicos e, ao mesmo tempo, atentos à importância de aprenderem mais sobre a utilização e abordagem das novas ferramentas e modos de comunicação”, diz.

 

SERVIÇO

 

1ª edição - PROGRAMA ATIVA ACELERADORA

::: SEMINÁRIO ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO :::

 

1º de agosto 2019 | quinta-feira | 13h30 às 20h

Teatro Municipal Usina Gravatá (Divinópolis/MG)

Gratuito, com inscrições pelo Sympla:

http://bit.ly/seminarioativa

Sujeito à lotação da casa: 296 pessoas

Público-alvo: Divinópolis e região

 

13h30: CREDENCIAMENTO

• (entrega de kits, registro de nomes para certificação) 

 

14h: ABERTURA

• Apresentação do programa Ativa 

Participação especial de Igor Bastos, empreendedor criativo e representante do Comitê de Economia Criativa Vale do Rio Pará

 

14h30: MESA 1 

“Territórios criativos: da margem para o centro”

• Palestra: Juliana Pontes - professora universitária da FUMEC e

IEC/PUC Minas e pesquisadora em Design Gráfico, Design Social e

Inovação Social.

• Apresentação iniciativa Barco Hacker (Belém, PA), com Kamila

Brito - hacker, especialista em Inovação

• Apresentação iniciativa Lá na Favelinha e o projeto de moda

Remexe (Belo Horizonte), com Kdu dos Anjos - artista

independente e empreendedor social

 

16h30 - 17h: INTERVALO para Coffee Break

 

17h: MESA 2

“Inovação em rede: novas dinâmicas de produção”

• Palestra Elena Campos 

empreendedora criativa e agente de inovação na TroposLab

• Apresentação iniciativa Evoé Incentivo Cultural (BH/MG) -

 Bruna Kassab, empreendedora sociocultural e fundadora

da plataforma de financiamento coletivo Evoé.

• Apresentação iniciativa Perestroika / BH com Cleu Oliver 

(São Paulo/SP) -  colaborador da Perestroika e diretor do MECA Festival, criativo

experimental e agitador cultural

 

19h: LANÇAMENTO DO EDITAL 

• Lançamento do edital Aceleradora Ativa e apresentação do site

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA PÚBLICO:

Instagram: @aceleradoraativa

Facebook: https://www.facebook.com/aceleradoraativa

Mais fotos desta notícia

Tags .

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos