• 19/04/2024
10 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 05/05/2020 às 01h38
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

PSF’s de Arcos realizam teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite em 30 minutos

Quando há dúvida, por menor que seja, é sempre melhor fazer o teste

A boa notícia é que os testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS), Sífilis e Hepatite já podem ser feitos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município. Com essa modernidade, o resultado de HIV pode sair em até meia hora.

Quando o resultado é positivo para HIV, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico. No caso da sífilis e hepatites, como regra geral, é preciso fazer um exame confirmatório. Em casos específicos, como a sífilis em gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, a recomendação é iniciar o tratamento com apenas um teste positivo, sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.

Entenda mais como funcionam estes testes, especialmente o de HIV.

O teste é muito simples. Basta solicitar o exame na unidade de saúde mais próxima. O profissional de saúde, que pode ser médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem, capacitado, coleta uma gota de sangue ou fluido oral. O material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. No entanto, é preciso estar atento sobre o prazo de se fazer o teste rápido, por conta da chamada janela imunológica.

Janela imunológica

Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo. Portanto, fazer o teste antes de passar o período de janela imunológica pode gerar um resultado conhecido como falso negativo.

O Ministério da Saúde também recomenda para pessoas sexualmente ativas que os testes para HIV e outras ISTs sejam feitos periodicamente. Ou seja, ele pode e deve ser repetido.

Arcos

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024