• 16/04/2024
10 Junho 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 15h37
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Meio Ambiente: Alunos de escolas municipais conhecem as atividades operacionais da nova ETE

As crianças também plantaram mudas de Ipês Rosa em volta da estação

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, os alunos das escolas municipais Santo Antônio e Dorvina Teixeira Arantes participaram nesta quarta (05) e quinta-feira (06) de dinâmicas e palestras educativas de sustentabilidade, que foram ministradas por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Agricultura, do Rotaract Club Arcos e da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais. Eles também conhecerem as instalações da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.

Durante as atividades, as crianças receberam orientações e dicas de como adotar novas atitudes de preservação do meio ambiente no dia a dia, e também obtiveram esclarecimentos das ações que vem degradando o ecossistema do planeta, como o desperdício da água – desde a escovação dos dentes, banho e os afazeres domésticos; qual o tempo que o lixo leva para se decompor, o crescente desmatamento e como a poluição vem refletindo negativamente no aquecimento global e na escassez de recursos hídricos.

Eles ainda conheceram as ações ambientais que estão sendo implementadas pela Administração Municipal, dentre elas a coleta seletiva, o plantio de mudas de árvores nas margens de rios, de nascentes e na cidade, além de se aterem as informações importantes do funcionamento do Aterro Municipal e da Nova ETE – que garantem o controle adequado do lixo e da estabilidade do saneamento básico do município.

Para o prefeito Denilson Teixeira, que tem feito questão de acompanhar todas as atividades da Semana do Meio Ambiente, as ações de preservação ambiental são necessárias para o restabelecimento do fauna e flora do nosso ecossistema. “O Governo de Arcos vêm realizando várias ações ambientais para restabelecer o equilíbrio do ecossistema do município. Adotamos o reflorestamento de nascentes importantes para o abastecimento de água em nossa cidade e também já distribuímos e plantamos aproximadamente dezesseis mil mudas de árvores, além de conseguirmos as licenças de operação da nova ETE e do Aterro Sanitário. Estamos comprometidos em fazer desta política de meio ambiente cada vez mais referência e realidade”, disse.

A aluna do 5º ano da Escola Municipal Santo Antônio, Sofia Bernardes Silva Ramos, alegou que se a consciência ambiental deve partir de todos. “Hoje, aprendemos que a gente não deve poluir o meio ambiente e não jogar lixo nas ruas. Devemos economizar mais as coisas, pois no futuro podemos ter uma consequência muito maior do que imaginamos, ” enfatizou.

Arcos

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024