• 29/03/2024
09 Maio 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 12h01
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Trabalho de campo de pesquisa do novo LIRAa começa na próxima segunda-feira (13)

Dados divulgados pelo Setor de Controle de Endemias apontam o surgimento de notificações de Dengue em alguns bairros

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, divulgou nesta terça-feira (07), que na próxima segunda-feira (13) será iniciado o trabalho de campo de pesquisa para o levantamento do novo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti), instrumento fundamental para o mapeamento e o controle do mosquito vetor da Dengue.

 

Aplicação de UBV Costal

Nesta semana, os agentes comunitários de Controle de Endemias estão no bairro São Judas, para aplicação do UBV Costal (Nebulizações em Ultra Baixo Volume) e solicitam a cooperação dos moradores para que permitam a entrada em alguns locais que necessitam de abrangência de cobertura deste serviço.

Para a aposentada Ana Maria Ribeiro, este procedimento torna-se importante no combate ao mosquito. “Nós temos o hábito frequente de limpar nossa casa e o quintal, mas mesmo que eu conscientize o meu vizinho sobre a importância do controle de focos e sobre os riscos da doença, não consigo ter a certeza se eles efetuam este procedimento semanalmente. Por isso, fico aliviada quando vejo a aplicação do UBV Costal, principalmente porque devido ao seu alcance e por eu ser diabética não posso nem pensar em pegar dengue”, pontou.

 

Bairros que inspiram cuidados

A Secretaria de Saúde informa que alguns bairros ainda permanecem com o número de notificações de Dengue e alerta sobre a importância da participação da população no controle e fiscalização de recipientes que sejam ambientes para o desenvolvimento da larva e de proliferação do mosquito. Veja quais os bairros e a quantidade de notificações: Jardim Bela Vista (12); Brasília (08); São Judas (07); Santo Antônio (05); Mangabeiras (07); Floresta (04); São Lucas (04).

Arcos

VEJA TAMBÉM