• 28/03/2024
30 Abril 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 11h39
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Aula Inaugural do 3º Curso de Libras enaltece a importância da inclusão de surdos e mudos na sociedade

Nova turma também vai contar com alunos profissionais de Saúde e da Integração Social

Na última quinta-feira (25), a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação da Educação Especial, realizou na Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes, a Aula Inaugural da 3ª turma do Curso de Libras, que agora foi estendido aos profissionais das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Integração Social. Ao todo, 120 (cento e vinte) servidores serão capacitados, com previsão de conclusão dos módulos em dezembro.

O curso de Libras tem o objetivo de capacitar o funcionalismo público para receber os deficientes auditivos nos serviços que são ofertados pelo município, principalmente com o intuito de promover a inclusão, o acesso a informação e a cidadania deste segmento na sociedade.

Durante a solenidade, que contou com as presenças do prefeito, Denilson Teixeira, do vice-prefeito, Halph Carvalho, da secretária de Educação, Sônia Teixeira de Castro, da Secretária de Governo, Flávia Carvalho, do secretário de Desenvolvimento e Integração Social, Otávio Miranda, do secretário de Saúde, João Júlio Cardoso, e da Coordenadora da Educação Especial, Téia Marafelli, os novos alunos acompanharam uma apresentação da intérprete da Confraria dos Surdos e Mudos, Paula Sandra, que destacou a importância da inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva na sociedade, além de assistirem a declamação do poema ‘Mundos’, em Libras, recitado pela aluna Allyne, do 5º ano da Escola Municipal da Escola do Santo Antônio.

De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, esta iniciativa de educação inclusiva vai de encontro com os princípios de políticas de democratização do acesso aos serviços essenciais. “Este projeto é de extrema importância para que alcancemos a inclusão de todas as pessoas com deficiência auditiva e também visa estabelecer uma sociedade com justiça social, principalmente que respeite os direitos do nosso próximo”, destacou.

Já para a secretária de Educação, Sônia Teixeira de Castro, o Governo de Arcos inovou a política de acesso à educação com a criação deste curso de libras.  “Hoje, estamos na terceira turma do curso de libras, assim, com esta iniciativa conseguiremos, cada vez mais, atingir um número significativo de profissionais capacitados para que tenhamos uma comunicação mais efetiva junto à comunidade de surdos e mudos de nossa cidade. Este projeto é uma inovação do Governo de Arcos, que até então, não tinha nenhum projeto de inclusão de alunos com deficiência auditiva em nossa rede municipal de ensino, ” enfatizou.

A coordenadora da Educação Especial, Téia Marafelli, acredita que com a abertura de vagas para outros servidores de pastas que atuam diretamente no atendimento de serviços públicos, será essencial para trabalhar a inclusão de Pessoas com Deficiência Auditiva. “Acreditamos que com a formação de profissionais da Saúde e da Integração Social, a administração municipal conseguirá promover a democratização dos serviços ofertados para toda à população, ” disse.

Arcos

VEJA TAMBÉM