Centro Oeste / Formiga

Tradicional linguiça da cidade de Formiga ganha registro de indicação geográfica

Projeto que visa garantir a origem produtora e a qualidade do produto será lançado durante II Encontro de Produtores de Linguiça

    A tradicional linguiça artesanal de Formiga vai ganhar um reforço competitivo. Em parceira com o Sicoob Credifor, a Prefeitura, o Senar e o Sindicato de Produtores Rurais de Formiga,  o Sebrae Minas Regional Centro-Oeste Sudoeste lançará, no dia 29 de abril, o projeto de Indicação Geográfica (IG) da famosa iguaria produzida em Formiga e região. O anúncio do projeto, que tem como objetivo o fortalecimento e a garantia de procedência e de qualidade das linguiças fabricadas na região, será durante o II Encontro de Produtores de Linguiça.

 

    A iniciativa visa ainda agregar valor ao produto, atraindo consumidores, gerando negócios e promovendo o desenvolvimento da economia regional. O evento contará com a presença de autoridades da cidade e da região. De acordo com o Gerente do Sebrae Regional Centro-Oeste Sudoeste, Leonardo Mól “o projeto de desenvolvimento do setor de produção de embutidos (linguiça) em Formiga é inspirado em iniciativas de marcas regionais ou marcas-território, executadas pelo Sebrae Minas em várias regiões do estado, como o queijo da Canastra, por exemplo”.

 

    Hoje, Minas Gerais é um dos maiores detentores de Indicações Geográficas (IGs) aprovadas no país. O estado detém oito IGs (concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI), ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 11.

 

    A analista do Sebrae MG Regional Centro-Oeste Sudoeste, Ana Paula esclarece que “as IGs são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas têm duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora”, diz a analista.

 

Serviço

II Encontro de Produtores de Linguiça

Dia: 29/04/2019

Horário: 19h30

Local: Auditório do Sicoob Credifor

Av. Rio Branco, 220 – 3º andar – Centro – Formiga/MG

Obs.: É necessário a confirmação da presença pelo telefone:

(37) 3322-2551

 

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos