• 29/03/2024
04 Abril 2019 às 00h00
Atualizada em 04/05/2020 às 11h34
Fonte de Informação: Prefeitura de Arcos

Campanha de vacinação de imunização contra o vírus influenza começa no dia 10 de abril

Profissionais de saúde recebem capacitação para o desenvolvimento deste trabalho e grupos prioritários serão os primeiros a serem contemplados

Nesta terça-feira (02), na sala de reunião da FUMUSA, a coordenação de Vigilância em Saúde realizou uma capacitação das profissionais enfermeiras coordenadoras dos PSF's, onde apresentaram informações e os objetivos estratégicos para a campanha de imunização contra o vírus INFLUENZA, que acontecerá do dia 10 de abril ao dia 31 de maio, em todas as Unidades de Saúde Básica do Município.

Elas receberam orientações de procedimentos técnicos voltados para atender os protocolos do Ministério da Saúde, especificamente dentro das especificidades de trabalho que atende o cronograma desta campanha de imunização, com observações das indicações, contra-indicações e efeitos colaterais, além de obter esclarecimentos sobre os sintomas da doença. Em seguida, foram apresentadas as técnicas de manuseio correto da vacina, de conservação (guarda), distribuição e da utilização do imunobiológico, informações importantes para a condução do atendimento ao cidadão.

A Influenza é uma infecção viral, que afeta, principalmente, o sistema respiratório. Sem a imunização, a doença pode levar o paciente a ter o agravamento clínico e ao óbito, especialmente em pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. As pessoas que apresentam essa classificação são: crianças menores de cinco anos; gestantes; mulheres no resguardo (até 45 dias), adultos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ângela Margarete Mendonça Costa Ribeiro, a imunização é o caminho mais seguro de se prevenir contra a Influenza.   "Essa campanha de imunização a influenza é muito importante, pois evita o agravamento do estado de saúde das pessoas infectadas, conseqüentemente previne a internação e o óbito. Nossa meta é atingir 90% da nossa população alvo, que corresponde um total de 9.677 doses. Nossas Unidades de Saúde estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o nosso dia 'D' vai acontecer no dia 04 de maio, sábado, de 8h ás 16. Por isso, reforçamos o convite a todos os grupos prioritários a comparecerem ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência, munidos com o cartão e de comprovantes," destacou. 

A Campanha

De 10 a 19 de abril, a campanha vai acontecer em todos os PSF's, das 8h às 16h, e nesse período, apenas as crianças de 06 meses a 05 anos e 11 meses e 29 dias e gestantes, serão vacinadas.

A partir do dia 22, estarão disponíveis aos outros grupos prioritários. Na ocasião, também ocorrerá à atualização de caderneta de vacinação.

Grupos Prioritários

Criança de 06 meses; gestantes em qualquer idade gestacional; as mulheres de resguardo; trabalhador de saúde (com comprovante de vínculo trabalhista); professores de escolas públicas e privadas (com comprovante de vínculo trabalhista); indivíduos com 60 anos ou mais; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, independente da idade, conforme protocolo do Ministério da Saúde (a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).

Arcos

VEJA TAMBÉM