Geral / Artigos

A importância do auto-exame bucal

    O auto-exame da boca é um meio de detectarmos qualquer anormalidade que nela apareça, prevenindo o desenvolvimento de alguns tipos de lesões, sendo que várias podem ser cancerizáveis. Até mesmo aquelas que não damos grande atenção por serem de aparência inofensiva. E lembre-se: qualquer tipo de doença é mais facilmente tratada se descoberta precocemente.

 

    Em frente ao espelho, em um local claro e bem iluminado, observe: a parte externa e interna dos lábios superiores e inferiores; observe a língua, a parte interna das bochechas; o palato (céu da boca); toda a estrutura gengival e a garganta.

 

         Observar se há alguma anormalidade como:

- Mudança de coloração

- Áreas irritadas debaixo de próteses

- Feridas que não cicatrizam em duas semanas

- Dentes fraturados ou amolecidos

- Algum caroço ou endurecimento

- Sangramento

 

         O auto-exame deve ser feito sempre (uma vez por mês) e de seis em seis meses no dentista, mesmo que você não suspeite de qualquer anormalidade na boca. Fazendo-o sempre você conhece melhor a sua boca e pode notar quando algo estiver diferente do normal.

 

         Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas no auto-exame bucal, foi criada a sigla BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato).

 

         Antes de se fazer o auto-exame deve-se lavar as mãos e fazer uma boa higiene bucal.

 

 

Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

×
As informações e as opiniões expressas nexte texto são de responsabilidade do autor, devidamente identificado acima. Não expressam o pensamento do Portal Arcos e de seus colaboradores.

Mais fotos desta notícia

Veja também

Portal Arcos

jornalismo@portalarcos.com.br

(37)3405-1476

, 0,

Baixe Aplicativo do Portal Arcos